Marina Izidro

É jornalista e vive em Londres. Cobriu seis Olimpíadas, Copa e Champions. Mestre e professora de jornalismo esportivo na St Mary’s University

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marina Izidro
Descrição de chapéu atletismo

Que tipo de corredor você é?

Há quatro meses me preparo para a maratona de Londres; tênis, suplementos, roupas fazem diferença?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"O quão rápido você precisa correr para se classificar por tempo para a maratona de Londres?" Vi a manchete em um site de corrida e fui ler.

Organizadores atualizaram os tempos de corte por faixa etária e sexo para quem vai tentar vaga em uma das provas mais desejadas do planeta. Para 2025, homens entre 18 e 39 anos precisam ter corrido uma maratona em 2h55m, cinco minutos menos que antes, o que significa estar muitíssimo bem treinado. Mulheres nessa faixa etária, em 3h40m; antes era em 3h45m. Nem assim é garantido. São 6.000 lugares. Os mais velozes levam.

O diretor da prova explicou que os "super tênis" estão fazendo a diferença. Quenianos dominam as maratonas. Graças à tecnologia, nós, mortais, também estamos mais rápidos.

Então, se eu não comprar o tênis de placa de última geração, o suplemento do momento, vou ficar para trás? Um esporte tão democrático se tornou elitista? Ou dá para ser feliz correndo sem tantas regras?

Comecei a correr há uns 15 anos. Fiz algumas meias maratonas e em duas semanas vou correr a maratona de Londres, a segunda da vida. Quanta coisa mudou comparado à primeira, há 12 anos. É incrível o avanço da tecnologia esportiva. Ao mesmo tempo, parece consultório de cirurgião plástico: se você entra nele, pode acabar achando algo para retocar, mudar, mesmo que nem precise.

Kelvin Kiptum vence a Maratona de Londres em abril de 2023; o queniano morreu em um acidente de carro em fevereiro de 2024 - Justin Tallis/AFP

A indústria nos seduz com produtos que prometem melhor performance. Terminar a prova bem e, de quebra, mais rápido, é tentador. Por isso, às vezes me pergunto que tipo de corredora sou, se me cobro demais, como não deixar o lado disciplinado sufocar o prazer que a corrida traz.

É fato que maratona exige preparação diferente. São meses de dedicação, esforço imenso para o corpo. O que se come, bebe e como se treina salva ou estraga a prova.

Antes de o ciclo começar, fiz exames médicos. Tenho uma treinadora incrível, que me ajuda a subir os degraus dessa preparação intensa; fui à nutricionista. Sem elas não teria chegado até aqui, me sentindo forte e sem lesão.

Vejo o restante como investimento, equilibrando ganho para a saúde e motivação com gasto consciente. Bem no início, quando não sabia qual tênis escolher, um amigo maratonista disse que "a melhor marca é a que você se sente bem usando". Verdade. E não gosto de uma palavra da moda: dizer que um tênis é "responsivo".

Marina Izidro na Maratona de Paris em 2012
Eu na Maratona de Paris em 2012 - Arquivo pessoal

Meias e calças de compressão custam mais, mas vejo que valem cada centavo, porque me deixam com menos dores. Uma amiga que vai correr maratona me disse que só usa top e calça "de uma feirinha do Rio, e que está tudo certo". Um amigo falou que outro dia só comeu uma banana depois de correr por 2h, enquanto eu cronometro a hora do gel de carboidrato e da água. Hoje, enquanto tomava café da manhã antes do treino –um mingau de aveia com a quantidade "ideal" de proteína e carboidrato– pensei: quem está certo, eles ou eu?

Acho que não existe resposta. Somos diferentes. Adoro rotina, aprender sobre alimentação, hidratação, sinto claramente a diferença. Mas se quero comer uma pizza, me dou o direito. Uso a tecnologia a meu favor, o que não tira o mérito do meu esforço. É dele que depende o resultado.

Para quem está começando ou não quer muita regra, coloque um bom par de tênis e seja feliz! Com o tempo, cada um descobre o que funciona para si. Fundamental é ter em mente a própria motivação. Vou precisar lembrar por que amo esse esporte lá no fim da prova, quando o corpo começar a doer.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.