Martin Wolf

Comentarista-chefe de economia no Financial Times, doutor em economia pela London School of Economics.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Martin Wolf
Descrição de chapéu Financial Times Guerra da Ucrânia Rússia

A Europa pode e deve vencer a guerra energética

Vitória custará caro, mas a UE tem que se libertar do estrangulamento da Rússia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"A Europa será forjada em crise e será a soma das soluções adotadas para essas crises." Estas palavras, das memórias de Jean Monnet, um dos arquitetos da integração europeia, ecoam hoje, quando a Rússia fecha seu principal gasoduto. Esta é certamente uma crise. Se a perspectiva otimista de Monnet prevalecerá, não sabemos. Mas Vladimir Putin atacou os princípios sobre os quais a Europa do pós-guerra foi construída. Ele simplesmente tem que ser barrado.

A energia é uma frente vital em sua guerra. Vai ser caro vencer essa batalha. No entanto, a Europa pode e deve se libertar do estrangulamento da Rússia. Isso não significa subestimar o desafio. A Capital Economics afirma que, a preços de hoje, o agravamento dos termos de troca equivaleria a 5,3% do Produto Interno Bruto da Itália ao longo de um ano e 3,3% do da Alemanha. Essas perdas são maiores do que qualquer dos dois choques do petróleo da década de 1970. Além disso, ignoram a interrupção da atividade industrial e o impacto do aumento dos preços da energia nas famílias mais pobres.

Tubos de gás natural. Ao fundo, as bandeiras da União Europeia e da Rússia - Dado Ruvic - 18.jul.2022/Reuters

É inevitável, também, que o aumento acentuado dos preços da energia leve a uma alta inflação. A experiência da década de 1970 indica que a melhor resposta é manter a inflação firmemente sob controle, como fez o Bundesbank então, em vez de permitir tentativas desesperadas de impedir que as inevitáveis reduções na renda real se transformem em uma espiral contínua de salários-preços. No entanto, essa combinação de grandes perdas na renda real com uma política monetária menos do que totalmente acomodatícia significa que uma recessão é inevitável.

Por mais difícil que pareça o futuro, também há esperança. Como escreveu Chris Giles: "Praticamente não há como escapar de uma recessão em toda a Europa, mas ela não precisa ser profunda nem prolongada". A probabilidade de uma recessão provavelmente aumentou ainda mais desde então. Mas o trabalho do corpo técnico do FMI mostra que um ajuste substancial é viável, mesmo no curto prazo. Em longo prazo, a Europa pode dispensar o gás russo. Putin perderá se a Europa puder aguentar.

Um documento recente do FMI aponta o potencial papel do mercado global de GNL (gás natural liquefeito) para amortecer o choque na Europa. A integração europeia nos mercados globais de GNL é imperfeita, mas substancial.

O documento conclui que um desligamento russo levaria a um declínio nas despesas nacionais brutas da UE de apenas cerca de 0,4% ao ano após o choque, se levarmos em conta o mercado global de GNL. Sem este último, a queda seria entre 1,4% e 2,5%. Mas o primeiro, embora muito melhor para a Europa, também significaria preços mais altos em outros lugares, especialmente na Ásia. A queda estimada de 0,4% também ignora os efeitos pelo lado da demanda e pressupõe a plena integração dos mercados globais. Por essas e outras razões, o impacto real certamente será muito maior.

Outro documento do FMI sugere que, com a adição de incertezas, o PIB da Alemanha pode ficar 1,5% abaixo da linha de base em 2022, 2,7% em 2023 e 0,4% em 2024. O trabalho do FMI em países individuais da UE também conclui que a Alemanha não seria o Estado membro mais atingido. A Itália ainda é mais vulnerável. Mas os mais atingidos serão a Hungria, a República Eslovaca e a República Tcheca.

A grande lição dos choques do petróleo da década de 1970 foi que, em meados da década de 1980, havia um excedente global. As forças do mercado certamente fornecerão o mesmo resultado em tempo. O impacto de curto prazo também será gerenciável. As ações necessárias são amortecer o choque sobre os vulneráveis e incentivar os ajustes necessários, que podem incluir a reabertura de emergência dos campos de gás.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirmou que o objetivo da política agora deve ser reduzir o pico de demanda de eletricidade, limitar o preço do gás de gasoduto, ajudar consumidores e empresas vulneráveis com receitas extraordinárias do setor de energia e ajudar os produtores de eletricidade que enfrentam desafios de liquidez causados pela volatilidade do mercado. Tudo isso é sensato, até agora.

Um aspecto crucial desta crise é que, como a da Covid, mas ao contrário da crise financeira, quase todos os países europeus são afetados negativamente, sendo a Noruega a grande exceção. Neste caso, sobretudo, a Alemanha está entre os mais vulneráveis. Isso significa que o choque, e também a resposta, são comuns: é uma situação compartilhada. Mas também é verdade que os membros individuais não apenas enfrentam desafios que diferem em gravidade, como também possuem capacidade fiscal substancialmente diferente. Para que a zona do euro passe por esse desafio com sucesso, a questão de compartilhar recursos fiscais voltará a surgir. Em última análise, será insustentável esperar que o Banco Central Europeu seja o principal respaldo fiscal em tal crise. No entanto, se os países mais fracos fossem abandonados, as consequências políticas seriam terríveis.

Pelo menos mais duas grandes questões surgem. A mais estreita é o papel do Reino Unido sob sua nova primeira-ministra, Liz Truss. Ela tem uma opção imediata: consertar as cercas do país com seus aliados europeus em resposta à ameaça compartilhada de Putin, ou romper o tratado que seu antecessor fez para "concluir o Brexit". Os europeus, com razão, não esquecerão nem perdoarão se ela escolher o último nesta hora de necessidade.

A segunda questão, muito maior, é a mudança climática. Como escreve Fatih Birol, da Agência Internacional de Energia, esta não é uma "crise de energia limpa", mas o oposto. Precisamos de muito mais energia limpa, tanto por causa dos riscos climáticos quanto para reduzir a dependência de fornecedores inconfiáveis de combustíveis fósseis. Aprendemos essa lição na década de 1970. Estamos aprendendo novamente. O argumento para uma revolução energética tornou-se mais forte, não mais fraco.

A forma como a Europa responderá a esta crise moldará seu futuro imediato e em longo prazo. Ela deve resistir à chantagem de Putin. Deve ajustar-se, cooperar e resistir. Esse é o cerne da questão.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.