Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro
Descrição de chapéu Eleições EUA 2020

Irrelevância crescente de legendas na eleição americana confirma tendência global

Desafio principal talvez não seja mudar os partidos, mas mudar a cabeça de quem manda neles

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O caos da contagem de votos na primeira primária vem sendo tratado como a mais recente manifestação da crise que atravessa o campo progressista. Mas o episódio também pode ser interpretado como um momento tipicamente americano de destruição criativa.

O candidato designado da máquina partidária, Joseph Biden, que tinha pouco mais a oferecer do que uma vaga promessa de regresso a um passado idealizado, acabou carbonizado em Iowa.

Doravante, a disputa deve girar em torno de um ex-republicano, Michael Bloomberg, um independente, Bernie Sanders, e um centrista, Pete Buttigieg.

Os três estão desenvolvendo campanhas assumidamente pós-partidárias. O bilionário Bloomberg se deu ao luxo de ignorar as convenções e organizar uma operação desmaterializada e direcionada aos estados-chaves.

O principal mote de Sanders é a insurreição contra o aparelho democrata e Buttigieg, para sobreviver na competição a longo prazo, terá de evitar a todo o custo a etiqueta de "favorito do sistema". O jogo mal começou, e os burocratas já viraram o principal estorvo dos democratas.

A irrelevância crescente das instâncias partidárias no processo eleitoral americano confirma uma tendência global. Durante décadas, as formações tradicionais exerceram, com um sucesso incontestável, a missão de acomodar diferentes tendências ideológicas e centralizar a agenda programática.

Quase todas caíram na obsolescência da noite para o dia.

No recém-publicado "Os Engenheiros do Caos" (Vestígio), o italiano Giuliano Da Empoli,  um assessor do ex-primeiro-ministro democrata Matteo Renzi, descreve o caos organizado do Movimento 5 Estrelas.

Por trás das suas figuras de proa carnavalescas, um exército de cientistas, ideólogos e peritos atiçava a raiva do eleitorado contra as instituições por meio de inovações tecnológicas. Sozinho, o movimento implodiu o sistema político.

O PT, que celebrou neste domingo (9) seus 40 anos, também foi atingido pela transformação da esfera pública.

Visceralmente avessos a toda tentativa de descentralização da ação política, seus dirigentes pareciam completamente ultrapassados pelo surgimento de novos atores digitais durante o processo de impeachment e o último ciclo eleitoral. 

Agora, a pequena constelação de blogs ligados ao PT está perdendo espaço para uma nova geração que incorpora recursos populistas como a busca obsessiva por verdades subjetivas.

Uma nova geração de militantes digitais, que incorpora recursos populistas como a busca obsessiva por verdades subjetivas, parece mais interessada em debater temas inacreditáveis como os méritos do stalinismo e a natureza da democracia na Coreia do Norte do que em fazer oposição ao governo Bolsonaro.

Não precisava ser assim. Sob o comando de lideranças modernas, os partidos tradicionais podem evoluir rapidamente. Emmanuel Macron e Barack Obama demonstraram no seu tempo que as redes sociais podem ser usadas para promover projetos de poder progressistas e coerentes. 

O vencedor das primárias democratas também precisará modernizar o partido para ter alguma chance de enfrentar a máquina republicana, controlada por Donald Trump. Talvez o desafio principal não seja mudar os partidos, mas mudar a cabeça de quem manda neles.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.