Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles
Descrição de chapéu Livros

Pesquisador localiza três crônicas desconhecidas de Lima Barreto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O trabalho de reunir todos os textos de Lima Barreto continua a render frutos. O pesquisador Felipe Rissato encontrou, em revistas, três crônicas desconhecidas do autor carioca.

São textos publicados na revista Theatro & Sport, em 1917, 1920 e 1921. O fato chama a atenção, porque a publicação tinha entre seus temas o futebol, que Lima odiava.

As crônicas têm como tema o teatro. A primeira, “O que Queria o Homem”, é um conto satírico. Nele, um rapaz simples gosta muito de teatro e quer ver um espetáculo no subúrbio —mas é desprezado pelo diretor da companhia, por não ter dinheiro.

Na segunda, aponta semelhanças entre a peça “O Dote”, de Arthur Azevedo, a quem já havia tecido duras críticas, e um romance de 

Paul de Kock que tem um capítulo de mesmo título. Bem ao seu estilo, Lima escreve: “Cito isto, não porque pretenda postumamente acusar o mestre Arthur de plágio.”

Na última delas, critica a participação do Estado na arte, via um “teatro oficial”: “Governo no teatro, entre nós, é exames, concursos, regrinhas e feitiço e ‘pistolões’ políticos”.

Ilustração de ‘Ousadas - Mulheres 
que Só Fazem o que Querem’, de Pénélope Bagiou, que 
sai pela Autêntica com tradução de Fernando Scheibe
Ilustração de ‘Ousadas - Mulheres que Só Fazem o que Querem’, de Pénélope Bagiou, que sai pela Autêntica com tradução de Fernando Scheibe - Divulgação

Caio F.

Depois de 20 anos, a obra de Caio Fernando Abreu volta para a Companhia das Letras —em julho, antes da Flip, a editora reunirá pela primeira vez todos os contos do autor em um só volume. A edição traz textos inéditos de Ítalo Moriconi e Alexandre Vidal Porto, além de um antigo, publicado por Heloísa Buarque de Hollanda no antigo Jornal do Brasil.

A obra estava espalhada entre L&PM e Nova Fronteira, que continua com o teatro, as crônicas e os infantis de Caio F. A Companhia publicará sete títulos ao todo, como os romances “Limite Branco” e “Onde Andará Dulce Veiga?”, além de uma coletânea de poemas inéditos.

Dedicatória  A Casa Guilherme de Almeida acaba de receber um exemplar raro como doação para seu acerto. Trata-se de “Oeuvres de Alphonse Daudet”, em uma edição de 1885. O livro tem uma dedicatória de Oswald de Andrade para Guilherme de Almeida, porque o livro foi dado como presente de aniversário em 1917. O doador é Rodrigo Massi.

Desafio aceito A Faro Editorial comprou os direitos de “Unpregnant”, livro de Jett Henlan e Ted Caplan, roteiristas de “How I Met Your Mother”. Vendida para 20 países, a obra sai em 2019 e conta a história de uma jovem que descobre estar grávida e precisa decidir se segue adiante com a gestação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.