Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Editora faz festival online com grupo de autores brasileiros

Evento terá bate-papos com autores transmitidos no Instagram e no YouTube

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em tempos de coronavírus, os departamentos de marketing trabalham a mil para encontrar formas de vender livros enquanto o varejo estiver fechado. Na semana que vem, entre 24 e 26 de abril, a Companhia das Letras promove o Na Janela, festival online de literatura brasileira, que terá bate-papos com autores da casa, transmitidos no Instagram e no YouTube.

A Companhia fechou parceria com a Amazon para ter uma página dedicada ao festival no site, onde vai oferecer descontos em obras nacionais. Entre os autores que participam, estão Jarid Arraes, Paulo Scott, João Silvério Trevisan, Carol Bensimon, Michel Laub e Daniel Galera, entre outros.

O autor Michel Laub, que participa do festival Na Janela
O autor Michel Laub, que participa do festival Na Janela - Renato Parada/Divulgação

ENTREGA A Blooks, uma das primeiras livrarias a fechar, por ter todas as suas lojas em shoppings ou cinemas, resolveu dar um gás nas vendas online --que eram poucas, mas cresceram 30%. O faturamento, contudo, não representa nem 10% daquele anterior à crise.

ENTREGA 2 Além dos despachos pelo Correio, a livraria faz entregas no Rio de Janeiro em Niterói. Nesses casos, Elisa Ventura, a dona, tem entregado ela própria em seu carro.

GRÁTIS Com a quarentena, multiplicou-se por toda parte a oferta de conteúdo grátis. A Travessa está reunindo dez editoras para uma ação no Dia Mundial do Livro, celebrado no dia 23 de abril. Cada casa vai selecionar um volume de contos do estoque da livraria, que disponibilizará uma narrativa curta de cada livro em seu site.

GRÁTIS 2 Outras editoras têm apostado em disponibilizar conteúdo grátis em formato digital. A Intrínseca, por exemplo disponibiliza "Gaia - Alerta Final", de James Lovelock, sobre a mudança climática, "Aqueles Tempos", de Edney Silvestre, "Sal", de Leticia Wierzchowski, entre outros.

PAPO O Centro Cultural B_arco e a Toca Literária, oficina de escrita de Marcelino Freire, dão início neste sábado (18), às 18h, à série de conversas "Os Entocados" --que reunirá o escritor e convidados para falar de pandemia, livros e o que cada um tem escrito durante a quarentena. O primeiro convidado é Marcelo Rubens Paiva. Ao vivo no Facebook do B_arco, sempre aos sábados.

FRASES Na quarentena, aliás, Freire tem escrito frases com dicas de criação literária --e pretende publicá-las para celebrar os 20 anos de "Angu de Sangue". São mandamentos como "faça a segunda frase ter inveja da primeira" ou "leve uma ilha para um livro deserto".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.