Mauricio Stycer

Jornalista e crítico de TV, autor de "Topa Tudo por Dinheiro". É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mauricio Stycer

Frases de Bolsonaro buscam manter os seus apoiadores excitados

Falas do presidente são pensadas não em termos de comunicação pública, mas de incitação aos fãs

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ainda é cedo para retrospectivas, mas um dos momentos mais importantes da cobertura jornalística do governo Bolsonaro foi a decisão de alguns veículos, como Folha, UOL e Globo, de não acompanhar mais as interações do presidente com seus apoiadores no chamado cercadinho do Palácio do Alvorada.

Com um presidente desde sempre hostil à imprensa, não tardou para que os seus apoiadores elevassem a temperatura do ambiente, ampliando a sensação de insegurança dos repórteres destacados para a missão diária.

A decisão foi tomada em 25 de maio de 2020. Quarenta e dois dias antes, num dos comícios de Bolsonaro no cercadinho, um apoiador havia perguntado ao presidente o que ele achara de uma entrevista do então ministro Luiz Henrique Mandetta ao Fantástico. "Eu não assisto à Globo", respondeu Bolsonaro, gerando aplausos e um vídeo que viralizou entre os apoiadores.

Jair Bolsonaro (PL) em debate na Band - Bruno Santos/Folhapress

Em depoimento nesta semana aos jornalistas Gabriela Biló e Ranier Bragon, da Folha, o autor da pergunta afirmou que foi pago por um site bolsonarista para fazer aquela pergunta. No mesmo dia, ele recebeu uma transferência bancária no valor de R$ 1.100 feita pelo site que o teria contratado.

O episódio só reforça a constatação de que as falas de Bolsonaro são pensadas não em termos de comunicação pública, mas de incitação aos fãs. Com frequência, frases, gestos e discursos do presidente não têm o objetivo de esclarecer, mas de manter apoiadores em estado de excitação.

Ao ignorar as manifestações ao vivo no teatro do cercadinho, parte da mídia cortou o fio de transmissão e deixou de reverberar ao vivo, involuntariamente, parte dos recados presidenciais.

A tarefa sempre foi muito mais complicada, porém. Bolsonaro contou nestes anos todos com vários canais de TV aberta dispostos a serem intermediários das suas bravatas, ameaças e mensagens a adversários e supostos inimigos.

Sob o argumento de que a cobertura jornalística dos atos do presidente é obrigatória, várias emissoras se dispuseram ao papel de "ouvido", abrindo o microfone para declarações que tinham a intenção basicamente de ampliar a confusão.

Nesta semana, por exemplo, após um discurso eleitoral na sacada da residência do embaixador do Brasil em Londres, Bolsonaro deu uma entrevista ao site SBT News. A intenção pareceu ser dizer só uma frase: "Se nós não ganharmos no primeiro turno, algo de anormal aconteceu dentro do TSE". Após ouvi-la, o repórter disse: "Presidente, quer falar mais alguma coisa?".

Nestas eleições, Bolsonaro transformou atos de governo em comícios. Foi assim no Sete de Setembro e, nesta semana, em Londres e na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York.

A transmissão ao vivo do discurso no Dia da Independência levou a GloboNews a uma interessante reflexão interna. "Quem falou foi o Bolsonaro candidato. Ele falou algumas barbaridades exatamente para nós comentarmos", registrou, ainda no ar, o comentarista Fernando Gabeira.

A lição foi relembrada nesta semana —e o canal de notícias da Globo foi o único a não transmitir ao vivo o discurso eleitoral feito pelo candidato à reeleição na tribuna da ONU.

O exemplo vem dos Estados Unidos, no que a imprensa batizou de "Trump unplugged". Diante da resistência do então presidente em reconhecer a derrota eleitoral em 2020 e insistir, falsamente, que houve fraude, diferentes canais, incluindo redes sociais, cortaram a sua voz em tempo real.

Censura? Ou esforço para manter a democracia viva?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.