Mauricio Stycer

Jornalista e crítico de TV, autor de "Topa Tudo por Dinheiro". É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mauricio Stycer

'O Bem-Amado', de Dias Gomes, ocupou vazio que não foi mais preenchido

Novela ajuda a entender por que dramaturgo, cujo centenário se comemora nesta semana, merece todas as homenagens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Político tradicional, Odorico Paraguaçu difundiu fake news até no momento de morrer. No chão, amparado pela secretária Gisa, após levar três tiros de Zeca Diabo, o prefeito balbuciou, enquanto o sangue escorria pela boca: "Foi pago pra me matar. Interesses antipatrióticos. Uma superpotência. Trama internacional. Materiais atômicos. Eles querem tomar Sucupira. Eles querem dominar o mundo. Apenasmente", disse, antes de concluir. "Dona Gisa, eu acho que tô chegando aos finalmente."

Odorico Paraguaçu, vivido por Paulo Gracindo, em ‘O Bem-Amado’, primeira novela a cores da televisão brasileira
Odorico Paraguaçu, vivido por Paulo Gracindo, em ‘O Bem-Amado’, primeira novela a cores da televisão brasileira - TV Globo/Nelson di Rago


Após 178 capítulos tentando encontrar um corpo para inaugurar o cemitério, coube ao próprio prefeito a honra de ser o primeiro a baixar à sepultura no campo santo da cidade. Um final brilhante para o protagonista de uma novela antológica.

"O Bem-Amado" foi exibido entre 22 de janeiro e 3 de outubro de 1973. Na vasta obra de Dias Gomes, esta novela não é necessariamente a melhor coisa que fez, mas ocupou um vazio na televisão que até hoje ainda não foi devidamente preenchido –o da ficção com base na realidade política brasileira.

Em 1977, quando a novela "Despedida de Casado" foi cancelada pela censura antes da estreia, a Globo reapresentou "O Bem-Amado" como tapa-buraco, ao longo de seis meses.


Até que em abril de 1980, Dias Gomes transformou "O Bem-Amado" em uma série. Logo no capítulo de estreia, intitulado "A Ressurreição de Odorico Paraguaçu", ele resolveu da maneira mais simples possível o problema criado por Zeca Diabo no último capítulo da novela. Arrumando o cemitério, o coveiro ouve um "toc-toc" vindo da sepultura. E Odorico sai de lá, não com o terno marrom que usava quando morreu, mas com um azul, de listras.

Paulo Gracindo voltou a encarnar o personagem por 220 episódios, ao longo de cinco temporadas. Ao final da quarta, em 1983, a Globo anunciou o fim da série, mas um abaixo-assinado levou Boni a prolongar a vida do programa por mais um ano.

Encabeçado por Carlos Drummond de Andrade, e também com o apoio de Antônio Houaiss, Ferreira Gullar, Oscar Niemeyer, Edu Lobo e Manabu Mabe, entre outros, o texto dizia que "O Bem-Amado é para a televisão brasileira o que Macunaíma é para a literatura. Esta obra só dignifica a televisão brasileira".


Ainda na década de 1980, Dias Gomes publicou dois livros de contos com histórias tiradas de "O Bem-Amado", os divertidos "Sucupira, Ame-a ou Deixe-a" e "Odorico na Cabeça", ambos pela Civilização Brasileira.

Em 2010, Guel Arraes transformou "O Bem-Amado" num filme, com Marco Nanini como Odorico. No ano seguinte, a Globo desdobrou o longa-metragem em quatro episódios e o exibiu na TV como uma microssérie.

Em 2020, no auge da pandemia de coronavírus, a atualidade da obra de Dias Gomes voltou a ser comprovada com o resgate de cenas sobre uma epidemia de tifo que ameaça matar parte da população de Sucupira. "E daí?", desdenha Odorico ao ser informado.


Em fevereiro de 2021, o Globoplay passou a oferecer a íntegra da novela para os seus assinantes. E, em agosto deste ano, a história ganhou uma versão musical, com Cássio Scapin como Odorico, encenada em São Paulo.

Nascido como um texto teatral, montado em 1965, a trajetória de "O Bem-Amado" é magnífica e ajuda a entender por que Dias Gomes, cujo centenário de nascimento se comemora nesta semana, merece todas as homenagens.

Odorico Paraguaçu e Sucupira seguem vivos, como retratos do Brasil. Seria cômico, se não fosse trágico.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.