Mauricio Stycer

Jornalista e crítico de TV, autor de "Topa Tudo por Dinheiro". É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mauricio Stycer

Reportagem mostra extensão do poder de Ali Kamel no jornalismo da Globo

Revista Piauí aborda atuação do executivo na emissora, onde trabalhou 22 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Num mundo em que a comunicação está mais ramificada do que nunca, com fontes de informação, confiáveis ou não, brotando de todos os lados, o jornalismo da TV Globo segue como o de maior alcance no país. O "Jornal Nacional", lançado em setembro de 1969, há quase 55 anos, continua imbatível como o principal jornalístico da TV.



É natural, por isso, que interesse tanto entender como é feito esse jornalismo, avaliar qual é o seu poder, de fato, e verificar de que forma ele se tornou capaz de interferir na vida política do Brasil.

A falta de transparência sobre os meandros da sua produção sempre alimentou as mais variadas teorias sobre tentativas de manipulação da realidade, algumas delas confirmadas com o tempo.

Estúdio do Jornal Nacional com chão escuro, painel eletrônico atrás na cor azul com logos "JN" e "Eleições" ao centro. Na mesa do estúdio está Lula do lado esquerdo e Renata Vasconcellos e William Bonner do lado direito
Lula em sabatina no Jornal Nacional na campanha de 2022 - Divulgação/Comunicação da Globo


Acredito que a intenção da extensa reportagem de Ana Clara Costa na revista Piauí deste mês seja justamente jogar alguma luz sobre esse universo. O texto busca retratar o impacto da gestão, ou "reinado", como diz a autora, do executivo Ali Kamel no jornalismo da Globo. Ele trabalhou na emissora por 22 anos, a partir de 2001, até deixar o canal, por vontade própria, no final de 2023.

Durante metade desse período, Kamel foi subordinado de Carlos Henrique Schroder, só assumindo o comando do jornalismo no final de 2012, quando o chefe foi promovido a diretor-geral da Globo. A reportagem rebaixa Schroder, tratando-o como um técnico, "um cara de tecnologia da televisão", sem maior interesse pelo conteúdo editorial do jornalismo.

"Ambos operavam com uma racionalidade florentina, quase maquiavélica, mas tinham objetivos distintos", escreve a jornalista. Kamel "não tinha pretensões além de comandar o jornalismo", enquanto Schroder "desejava um caminho ao topo".

Com Kamel no comando, a interferência no texto dos jornalistas da Globo se generalizou, escreve Ana Clara Costa. "Era um controle inédito. Para alguns, um insulto".


Kamel saiu-se muito bem, indica a reportagem, na tarefa de colocar em prática a visão política e econômica da família Marinho. Para isso, "valia-se de uma hierarquia rígida dentro da Globo, em que não há muito espaço para contestação". Por conta dessa postura dominadora, "nas fofocas de bastidor era impiedosamente chamado de ‘cardeal Richelieu’, o conselheiro despótico de Luís 13".

A reportagem da Piauí traz um depoimento de Daniel Castro, colunista de televisão da Folha na década de 2000, que revela o esforço de Kamel para influenciar também o conteúdo do que outros veículos publicavam sobre a Globo. Posso corroborar esse depoimento. Quase sempre que me escrevia, muito cordialmente, comentando uma coluna, o executivo também enviava mensagens à Direção do jornal. Registre-se que nunca houve qualquer interferência da Folha no meu texto.

A Piauí faz uma longa descrição das relações da Globo com diferentes governos, do primeiro Lula a Bolsonaro. Vale muito a leitura. Kamel, segundo o relato de FHC em seus "Diários da Presidência", deu palpites para ajudar José Serra na eleição presidencial de 2002.

Silvia Faria, número dois do jornalismo da Globo à época da Presidência de Dilma, nega na reportagem que a emissora tenha instrumentalizado o noticiário sobre as manifestações de 2013 para enfraquecer o governo. O problema era outro, diz ela. "(Dilma) mantinha aquelas crenças da esquerda de intervenção do Estado".

Hoje Kamel está na coordenação do Conselho Editorial do Grupo Globo, que dá o norte da cobertura jornalística dos assuntos mais importantes em todos os veículos da empresa. Foi o conselho que decidiu tratar como "terroristas" os participantes do 8 de Janeiro e, mais recentemente, pediu moderação na cobertura dos primeiros passos do novo presidente da Argentina.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.