Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg
Descrição de chapéu Corpo

Fora machistas, fascistas e golpistas!

Prepara que agora é a hora do show das poderosas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Você pode não acreditar, mas até a poderosa Anitta tem as suas vergonhas. Ela confessou, ao lançar o clipe "Gata", em 5/8/2022, que a personalidade poderosa é uma capa da tímida e envergonhada Larissa de Macedo Machado, seu nome de batismo. Ela escolheu ser a poderosa Anitta inspirada na minissérie "Presença de Anita", exibida pela Rede Globo em 2001.

"Sempre falei que tenho um lado [em que sou] bem envergonhada, tímida. O povo acha que não existe, mas tenho muito. Sempre tive vergonha de ser Anitta na frente de namorado, principalmente porque sou muito diferente na minha vida pessoal do que sou como cantora. Vocês não imaginam. Visto essa capa aqui, mas sou bem envergonhada por dentro. Bem lá dentro, só para quem merece ver."

Se até a Anitta tem as suas vergonhas e inseguranças, o que será das mulheres não tão poderosas?

Mulher vestida de vermelho ao lado de uma barra de poledance
Imagem publicada por Anitta após declarar voto em Lula, em julho - Reprodução

Bem antes do sucesso estrondoso de Anitta, em 2013, com o "Show das Poderosas", escrevi o Manifesto das Coroas Poderosas para combater os meus próprios preconceitos, vergonhas e medos de envelhecer.

Como contei na coluna anterior, resolvi mudar o nome do meu movimento lúdico e libertário. Agora sou a fundadora e, por enquanto, a única militante das Velhas Sem Vergonhas. Ou seria melhor Velhas 100 Vergonhas?

Como muitas leitoras e leitores da Folha pediram para fazer parte do meu movimento, segue o Manifesto das Velhas Sem Vergonhas.

"A velha sem vergonha não se preocupa com rugas, celulites, quilos a mais. Ela está se divertindo com tudo o que conquistou com a maturidade: liberdade, segurança, charme, sucesso, reconhecimento, respeito, autonomia, independência, coragem e muito mais. Ela quer rir, conversar, sair, passear, dançar, viajar, estudar, cuidar da saúde, ter bem-estar e qualidade de vida; enfim, ser ela mesma, e não responder, desesperadamente, às demandas e expectativas dos outros. Quer exibir o corpo sem medo do olhar dos homens e das mulheres, sem vergonha das imperfeições e sem procurar a aprovação dos outros.

Quer namorar com quem ela bem entender (não importa a idade), fazer amor quando quiser e beijar muito na boca. Ou pode não querer mais nada disso. Quer vestir a roupa de que mais gosta, mesmo que seja considerada velha demais para usar minissaia, biquíni, shorts, jeans, camiseta e tênis.

A velha sem vergonha descobriu que a felicidade não está no corpo perfeito, na família perfeita, no trabalho perfeito, na vida perfeita, mas na coragem de ser diferente. Ela sabe que não deve jamais se comparar a outras mulheres, porque cada uma é única e especial. E que não deve invejar a juventude, porque a jovem de hoje é a velha sem vergonha de amanhã.

Portanto, como presidente, secretária, tesoureira e única militante do Movimento das Velhas Sem Vergonhas (já que todas as amigas que chamei para participar do grupo se sentiram ofendidas), convoco todas as mulheres, de qualquer idade, que estão cansadas de sofrer com os preconceitos, com os tabus e com as prisões sociais a se unirem ao nosso grito de guerra:

‘Velhas Sem Vergonhas unidas jamais serão vencidas! Fodam-se as rugas, as celulites e os quilos a mais! Fora machistas, fascistas e golpistas!’"

Será que a Anitta topa assinar o meu manifesto como representante das Velhas Sem Vergonhas de amanhã?

Aos 29 anos, com mais de 80 milhões de seguidores nas suas redes sociais, Anitta declarou no Twitter, no dia 11 de julho, após o assassinato de Marcelo Arruda em Foz do Iguaçu:

"A partir deste momento eu sou Lulalá [no] primeiro turno. A aposta extremamente agressiva e antidemocrática dessa gente não me deixa outra opção... Seus burros, agressores, autoritários e violentos... Burrice e falta de caráter de querer resolver as coisas na violência e na intolerância... É apavorante... Boa noite gentalha que acha que quem pensa diferente de vocês tem que morrer."

Dia 1º de outubro é o Dia Internacional do Idoso. E dia 2 de outubro é o dia de as Velhas Sem Vergonhas acabarem com a maior vergonha do Brasil.

Prepara que agora é a hora do show das poderosas. Fora machistas, fascistas e golpistas!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.