Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg
Descrição de chapéu Corpo

Você já ligou o botão da libertação?

Como nos libertar dos vampiros, parasitas, sanguessugas e víboras odientas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Todos os dias escrevo um textão para postar no meu perfil do Instagram. Posto no Instagram em horários diferentes, em geral às 8 ou 9 horas da manhã. Algumas vezes não controlo a ansiedade e posto antes, mesmo achando que ninguém está no Instagram tão cedo. Curiosamente, na semana passada postei às 6h30 e imediatamente a Silvia Poppovic me respondeu. Será que, como eu, ela é madrugadora e sofre de insônia?

Sempre digo que sou uma formiguinha no Instagram buscando fazer a Revolução da Bela Velhice junto com outras formiguinhas. Aos sábados costumo postar um vídeo junto com uma amiga que, como eu, ama os nonagenários. Estava tudo certinho para a nossa postagem de 21 de janeiro, quando ela me mandou uma mensagem por WhatsApp: "estou com um problema no celular, não vou conseguir postar junto com você hoje".

E agora? O que eu faço? Vou ter que improvisar.

Como eu havia assistido a um filme meio bobo para adolescente com o título "The Fuck It List", tive a ideia de fazer a minha própria lista do foda-se! Escrevi o meu textão em 15 minutos e postei com uma foto que eu tinha no celular.

Mirian Goldenberg em foto para sua coluna de 1º.fev.23
Mirian Goldenberg em foto para sua coluna de 1º.fev.23 - Mirian Goldenberg

Para minha surpresa, o meu textão do foda-se "explodiu", como disse uma amiga. Teve mais de 50 mil visualizações, 4.621 curtidas, 2.456 compartilhamentos e 953 comentários. Passei o sábado inteiro respondendo a todos os comentários que recebi.

O querido Nelson Motta foi um dos primeiros a comentarem: "Maravilhoso. Estou em modo foda-se há bastante tempo. Com a lista renovada e exercida diariamente. Talvez a única tatuagem que eu faria" e ainda me enviou um coraçãozinho. "Arrasou!", escreveu uma amiga que sempre teve um crush no Nelsinho.

Decidi compartilhar aqui o meu textão do foda-se! Quem sabe vocês também precisam se libertar e fazer uma listinha do foda-se?

Ontem vi um filme de um garoto de 17 anos, muito estudioso e certinho, que bebe demais e envia uma lista do foda-se para um grupo de amigos. A lista viralizou e milhares de adolescentes passaram a fazer as suas próprias listas do foda-se!

Vocês sabem que, desde 2005, eu já falo do botão do foda-se? Até escrevi o livro "Liberdade, Felicidade e Foda-se!". Bem antes de virar moda, uma psicóloga de 50 anos me mostrou o seu botão do foda-se tatuado no pulso e me contou que era a sua forma de enfrentar os preconceitos e estigmas da velhice dentro da própria família.

Em 2017, fiz um TEDx que viralizou no YouTube "A invenção de uma bela velhice" em que conto como descobri o botão foda-se nas minhas pesquisas. Mas será que eu consigo ligar o botão do foda-se na minha própria vida? Qual é a lista do foda-se que eu preciso fazer urgentemente?

1. Foda-se gente nojenta, arrogante, vampira, sanguessuga, parasita, odienta, que só pensa em lacrar e lucrar, usurpadora de ideias, que tem prazer em machucar, humilhar e diminuir os outros;

2. Foda-se minha própria vergonha, fodam-se meus demônios internos culpas, medos, inseguranças, preconceitos que me impedem de envelhecer com mais liberdade e felicidade;

3. Foda-se se engordei cinco quilos, se o cabelo está horroroso e se meu corpo está cheio de rugas, manchas, estrias e celulites;

4. Foda-se se o algoritmo não gosta de textões reflexivos e se não conheço as regras de como fazer sucesso nas redes sociais;

5. Foda-se se tem um monte de gente asquerosa, competitiva, que se acha foda e superior;

6. Foda-se se não consigo ser amada, aprovada e reconhecida por todo mundo;

7. Foda-se se fui ingênua e burra e assinei, sem ler, um documento para um golpista emocional e pago um preço muito alto até hoje;

8. Foda-se se perdi um tempo precioso da minha vida tentando agradar vampiros emocionais que sugaram minha energia, saúde e alegria de viver;

9. Foda-se se não consigo brigar, gritar, competir e fico calada quando sou machucada, agredida e humilhada;

10. Foda-se se continuo sendo a mesma menininha de quatro anos desamparada, assustada e frágil, com pavor de ser machucada e continuo me escondendo em um armário escuro. Foda-se!

Topa fazer aqui sua listinha do foda-se? Tamojuntos?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.