Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

66% dos procuradores municipais tiveram indicação política

Profissional é quem recebe primeiro os casos de corrupção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estátua representando a Justiça em frente ao STF
Estátua representando a Justiça em frente ao STF - Alan Marques/ Folhapress

Uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM) mostrou que 66% dos profissionais da categoria estão no cargo por indicação política.

FILTRO

O procurador municipal é o responsável por analisar se os atos do prefeito e os contratos municipais estão cumprindo as normas legais. É ele quem recebe primeiro os casos de corrupção.

MEMÓRIA

A ANMP diz que, com as indicações políticas, o procurador mantém compromisso direto com o gestor público e não com o município. Além disso, ao deixar a administração, leva toda a memória jurídica.

PLEITO ALVINEGRO

Confiante de que será eleito presidente do Corinthians na eleição deste sábado (3), Antonio Roque Citadini pediu licença de seu cargo de conselheiro no TCE (Tribunal de Contas do Estado). Para muita gente, o Corinthians é mais importante do que política, diz ele, que chegou a ter a candidatura impugnada, mas obteve liminar na Justiça para concorrer.

TODOS JUNTOS

A Pinacoteca contratou seis funcionários transexuais —quatro mulheres e dois homens trans— que trabalharão no atendimento ao público a partir do fim deste mês.

 

A iniciativa é uma parceria com o Centro de Cidadania LGBT Luana Barbosa dos Reis.

ACESSO

Uma pesquisa feita pela Defensoria Pública de São Paulo aponta que a principal reclamação de pessoas com deficiência com relação a serviços, apontada por 68%, é a falta de recursos nos canais de atendimento ao consumidor.

ACESSO 2

As maiores críticas são o uso insistente do telefone como meio de comunicação com clientes —mesmo em casos de compra pela internet ou quando a pessoa já informou que é surda ou tem deficiência auditiva.



RECATADA E DO LAR

A funkeira  Jojo  Todynho anuncia que fará um show "bem recatado e do lar" no baile de Carnaval da Vogue, na quinta (1º), no Hotel Unique, em São Paulo. "Aqui é mais requinte, mais finesse, né?", diz ela. Logo depois, posa para uma foto apalpando e balançando os seios.

 

A entrada de Jojo no baile gera alvoroço. Muitos tiram fotos, outros arregalam os olhos. Uma senhora comenta: "Que 'chiqueria'!" e faz uma cara de espanto. A funkeira, que foi eleita uma das musas da festa, é diferente da maioria das outras agraciadas com o título: é negra, mede 1,50 m e pesa 90 kg.

 

Os convidados elogiam a escolha: Juliana Paes, rainha do baile, diz que sempre deveria haver musas que não sejam "perfeitamente estereotipadas". Dudu  Bertholini diz que Jojo passa uma imagem "body  positive" (de bem com o próprio corpo).

 

"Tá louca? Tantas mulheres guapas, lindas, por aí! Qual o critério?", questiona Val  Marchiori ao saber do título de Jojo. "Acho ela o máximo, assim... Mas musa, eu não sei! Ela como cantora é diferente, mas musa, não! Hello!", exclama, e conclui: "É vero! Sorry".

 

Perto dali, o designer francês Christian  Louboutin diz que conhece uma das musas, "que se chama Marisa", mas depois consulta alguém que diz que o nome é Marina (Ruy Barbosa). "Sou péssimo com nomes", explica ele.

 

Na fila do bar, o estilista Walério Araújo comenta o figurino de Dudu Bertholini, que, como ele no ano passado, veio vestido com peças de Elke Maravilha. "Elas ficam na cola, né? Posso fazer nada!", diz, e emenda, irônico: "Dudu faz o quê? Qual a profissão?".

 

Começa o show, liderado por Preta Gil e com participações de cantoras como Ludmilla, Pabllo Vittar e Iza.

 

Jojo Todynho, que está com a perna machucada, espera sua vez sentada no canto do palco, mexendo no celular e fazendo selfies esporádicas com os fãs.

 

"Eu não espero nem anunciar, meu filho, eu já saio entrando!", diz ao se dirigir ao centro do palco. Terminando de cantar o hit "Que Tiro Foi Esse", reclama: "Vocês tão muito parados, hein? Que baile é esse que ninguém dança? Ah, não gosto disso, não!". Depois, canta mais uma música e sai de cena.


CURTO-CIRCUITO

O Bloco da Batata vai desfilar neste sábado (3). Às 12h, no Bar C... do Padre, em Pinheiros.

O Le Manjue faz neste sábado (3) o Piquenique no Ibirapuera.

Alunos do 8º ano do colégio Dante Alighieri recebem, na terça (6), certificado de participação no Student Spaceflight Experiment Program, da Nasa.

COM BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.