Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Fogo cruzado entre Marcelo Odebrecht e sucessor preocupa diretores da empresa

Newton de Souza é o principal cotado para assumir presidência do conselho de administração

Fachada da sede da Odebrecht na zona oeste de São Paulo
Fachada da sede da Odebrecht na zona oeste de São Paulo - Eduardo Anizelli/Folhapress

Diretores e presidentes de algumas empresas do Grupo Odebrecht estão insatisfeitos com a possibilidade de que Newton de Souza, que sucedeu Marcelo Odebrecht no comando da companhia, assuma a presidência do conselho de administração. 

CORREIO ELEGANTE

Um dos temores dos executivos se deve à percepção de que Souza estaria na “linha de fogo” de Marcelo, o que poderia prejudicar ainda mais a imagem da empresa. Recentemente, o empreiteiro encaminhou à força-tarefa da Lava Jato um email de 2008 em que cita negociações com o PT e no qual Newton está copiado.

CADEIRA 2

Souza é o principal nome cotado para assumir a presidência do conselho de administração da Odebrecht, hoje ocupada por Emílio, pai de Marcelo.

 

É o principal posto na organização, já que o conselho dita as diretrizes dos negócios do grupo.

DIREITOS IGUAIS

Um grupo de 20 servidores municipais recorre em segunda instância em um processo judicial no qual pede que a Prefeitura de São Paulo os reconheça como auditores municipais de controle interno, cargo criado em uma lei sancionada pelo ex-prefeito Fernando Haddad em 2015. 

DIFERENTES

Os autores da ação alegam que já exercem as funções atribuídas à carreira, mas recebem salários 50% menores. 

 

A prefeitura afirma que “as atribuições dos cargos são diferentes” e que “já apresentou suas razões para justificar a manutenção da decisão de improcedência da ação [na primeira instância]”. 

PRESENTE

O Masp integrará a seu acervo a escultura “O Navio” (2007), de Emanoel Araújo A obra, que estará na exposição individual do artista que começará na sexta (6), foi doada por ele à instituição.


LONGA HISTÓRIA

Membro da banda que acompanha Chico Buarque, o percussionista Chico Batera, 74, vê como “um prêmio” a reação positiva do público à turnê “Caravanas”.  

 

“É muito bom. Significa que valeu a pena”, diz o carioca Batera, que toca com Buarque desde 1974. 

 

“Você vê todo mundo cantando [na plateia]... Me emociono tanto que acabo me desconcentrando. Não olho mais”, brinca. A turnê em SP vai até o dia 22 deste mês. 


PALCO

O Allianz Parque quer entrar na briga por shows de médio porte. Para isso, vai inaugurar no dia 1º de junho um espaço totalmente coberto com capacidade para até 11 mil pessoas. O show de estreia será de Ivete Sangalo e Gilberto Gil.

FRONTEIRAS

Os Correios estão estudando medidas para diminuir o tempo do frete e a burocracia para compras feitas em sites estrangeiros. Um dos modelos em análise é a criação de escritórios em aeroportos internacionais.

FRONTEIRAS 2

Nos Estados Unidos, por exemplo, o posto criado ficaria responsável por receber as encomendas, processar o pagamento e a declaração de tributos. Na sequência, o produto seria transportado diretamente para o endereço do comprador no Brasil, sem precisar passar pela alfândega.

BIOGRAFIA

O locutor de rodeios Waldemar Ruy dos Santos, o Asa Branca, terá sua vida contada em filme. Ícone de seu meio, ele levou vida luxuosa, se envolveu com drogas, perdeu sua fortuna e contraiu HIV. Ainda em definição de elenco, o longa “Asa Branca — A Voz da Arena” terá direção de Guga Sander

GLOBO

O Conexões Itaú Cultural, banco de dados sobre a presença da literatura brasileira no exterior, será ampliado para outras artes. Neste ano, a instituição começa um levantamento sobre pesquisadores do cinema nacional fora do país, sob supervisão do professor Eduardo Morettin, da USP. Em 2019, o programa será expandido para a área do teatro.


BELEZA PAULISTA

A modelo Paula Palhares foi eleita miss São Paulo em concurso realizado na Casa Petra, no sábado (31). A vencedora da edição 2017 do prêmio, Karen Porfiro, o cantor Di Ferrero e a miss Brasil Monalysa Alcântara assistiram ao evento. Isabella Domingues também participou da competição.


CURTO-CIRCUITO

A artista plástica Cristiane Carbone inaugura nesta terça (2) a exposição “Memória Paulistana”. Às 19h30, no Estação Cultura.

O evento Senac Moda Informação discute o tema "o que alimenta a criatividade". Na quinta (5), a partir das 8h, no Centro Cultural Barco.

A 15ª Semana Martin Luther King começa nesta terça (2) com a palestra Acordar o Sonho. Às 19h, no teatro do Sesc Vila Mariana.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.