Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Juventude do PDT denuncia Kim Kataguiri por antecipação de campanha

Entidade recorreu ao Ministério Público por postagem de pré-candidato em rede social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O pré-candidato a deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP)
O pré-candidato a deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) - Eduardo Knapp/Folhapress

O presidente da Juventude Socialista do PDT, Gabriel Cassiano, protocolou uma denúncia contra o pré-candidato a deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) acusando-o de antecipação de campanha eleitoral. 

A representação feita no Ministério Público Eleitoral na noite desta quarta (23) alega que o também fundador do MBL (Movimento Brasil Livre) "realiza campanha eleitoral de forma extemporânea" uma vez que "publicou em suas redes sociais um pedido de doação de pré-campanha já se apresentando como deputado eleito". 

Cassiano, 21, pré-candidato a deputado estadual pelo PDT, cita uma postagem em uma rede social na qual Kataguiri veicula a mensagem "Ajude o Kim | Deputado.Kim" --sendo esta última expressão um endereço que redireciona o internauta a uma página de doações para a campanha de pré-candidato do DEM.

Segundo a representação, a mesma página virtual contém "apresentações de projetos que [Kataguiri] irá fazer como deputado federal, como se já o fosse, antes mesmo de ocorrer as eleições". 

O requerimento da Juventude Socialista do PDT pede a remoção do anúncio e solicita à procuradoria que seja aplicada uma multa de R$ 25 mil "ou o valor integral do anúncio, dado a abrangência e imoralidade da ação do pré-candidato".

De acordo com Rubens Nunes, advogado do MBL, "o teor das denúncias não faz o menor sentido".

"A pré-campanha [do Kim Kataguiri] está dentro dos mais elevados rigores da Lei Eleitoral. Não há nada que o aponte como deputado. Uma vez que ele é pré-candidato, é natural e necessário que haja menção ao cargo que pretende disputar", diz Nunes. 

Ainda segundo ele, a representação da Juventude Socialista do PDT se dá "em razão do medo e da opinião contrária que o Kim representa e, principalmente, para tentar inviabilizar a sua candidatura".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.