Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Argumentos pela libertação de Lula vinham sensibilizando ministros do STF

Sepúlveda Pertence, que representa o ex-presidente, tem visitado magistrados da 2ª Turma

O ex-presidente Lula
O ex-presidente Lula - Marlene Bergamo/Folhapress

O advogado Sepúlveda Pertence, que representa Lula no STF (Supremo Tribunal Federal), entre outros, está visitando os gabinetes dos ministros da 2ª Turma da corte para defender a libertação do ex-presidente. Alguns argumentos têm sensibilizado os magistrados.

EFEITO

Um deles é o de que o petista, que aos 72 anos já se tratou de um câncer, estaria sentindo os efeitos da prisão. Relatos de quem viu o ex-presidente recentemente dizem que ele está mais magro. Um médico teve que visitá-lo duas vezes na cadeia depois de queixas de dor de garganta e de ouvido.

LATERAL

Outro argumento é o de que Lula estaria cumprindo pena por crimes como o de lavagem de dinheiro que não estariam enquadrados em decisões anteriores do próprio STF.

LATERAL 2

Uma das hipóteses que começa a ser discutida é a de Lula passar a cumprir prisão domiciliar. A 2ª Turma julgará na terça-feira uma cautelar apresentada pela defesa para que ele seja libertado.

Atualização: No fim da tarde de sexta (22), quando a edição da coluna já estava fechada, o ministro Edson Fachin, do STF, julgou prejudicado o pedido de Lula que seria julgado na próxima semana. O caso não será mais apreciado pela 2ª Turma.


COISAS FEITAS PELO CORAÇÃO

A atriz Grace Gianoukas dirige a peça “Vamos Falar de Amor, Amor?”, que conta a história de uma mulher que se dedica a conquistar uma pessoa; o espetáculo segue em cartaz até o dia 9 de agosto, no Teatro Itália.


NADA DISSO

Marcelo Odebrecht definiu como “discurso leviano e diversionista”, num e-mail, uma entrevista de Olga Pontes, diretora de compliance da empreiteira. Ela afirmou recentemente ao site Jota que é preciso “baixar a cabeça e dizer que pecamos”. 
 

ALTAS HORAS

A mensagem foi encaminhada para o diretor-presidente do grupo, Luciano Guidolin, e para Sergio Foguel, membro do conselho da companhia, no mês passado. 

 

Marcelo diz no texto que sua família “não foi culpada, e, sim, foi lesada” pelas práticas da empresa. 

PARA TODOS 

Segundo ele, é errado dizer que as orientações e a responsabilidade pelas práticas do passado cabem exclusivamente à família. “A maioria dos conselheiros da Odebrecht S.A. eram não apenas acionistas sem vínculos com a família Odebrecht, como eram ex-executivos da organização”. Esses mesmos membros, segue Marcelo, “implantaram ou evoluíram estas práticas”. 


IMAGEM E SOM

O cantor Supla se apresentou no MIS, na quinta-feira (21), após a abertura da exposição Hiperurânio, que reúne fotografias feitas por André Bonon. O músico Edgar Avian e a produtora cultural Renata Letícia compareceram. 


SOL POENTE 

Sucesso na Broadway com a atriz Glenn Close no elenco, o musical “Sunset Boulevard” terá versão brasileira. O espetáculo deve estrear em março de 2019, no Teatro Santander, e será montado pela empresa de entretenimento IMM e pela produtora Stephanie Mayorkis. As inscrições para as audições começam na terça (26). 

SILVESTRE 

O artista franco-tunisiano Jean Paul Ganem, conhecido por grandes instalações de land art (gênero das artes visuais que envolve intervenções na terra) terá uma obra de 1,5 km no Festival Arte Serrinha deste ano. O evento ocorre em julho em Bragança Paulista (SP). Ganem fará uma espécie de floresta tropical feita com tremoço e mamona em um parque de esculturas.

MANIA DE GRANDEZA 

A busca pelos termos “telão” e “telões” no Mercado Livre cresceu 68% em junho, quando começou a Copa do Mundo, em relação ao mês de abril.


TEMPOS MODERNOS

O empresário Pierre Colnet e o designer Humberto Campana foram ao coquetel de abertura da mostra “Experimentando Le Corbusier”, na semana passada, no Museu da Casa Brasileira. A diretora da instituição, Miriam Lerner, também estava lá.


CURTO-CIRCUITO

A fotógrafa Mônica Zarattini exibe fotos do livro “Plano, Seco e Pontiagudo” na festa junina da Ocupação 9 de Julho, que começa neste sábado (23) e tem show de Maria Gadú, às 21h. Edgar Scandurra se apresenta amanhã, às 19h30. 

A Fundação Marcos Amaro expõe obras de Adriana Varejão, Cildo Meireles e Nuno Ramos. Às 11h, em Itu. 

O Museu Afro Brasil abre a mostra “Sertão Expandido”. Neste sábado (23), às 11h.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.