Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Mesmo promotor e juiz atuaram pela laqueadura de uma segunda mulher em Mococa

Diagnosticada com 'retardo mental moderado', paciente afirmou estar de acordo com a cirurgia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Penitenciária feminina do estado de São Paulo em visita da Folha, em 2010
Penitenciária feminina do estado de São Paulo em visita da Folha, em 2010 - Marlene Bergamo/Folhapress

O caso de Janaina Aparecida Quirino, que foi esterilizada depois de ação do Ministério Público de SP, não é o único na cidade de Mococa: uma outra mulher, interditada por ser “absolutamente incapaz”, também fez cirurgia de laqueadura depois de pedido do mesmo promotor, Frederico Barruffini, e por decisão do mesmo juiz, Djalma Moreira Gomes.

LINHA

Na ação, de fevereiro de 2017, o promotor afirma que Tatiane Monique Dias “já teve dois filhos”. Por viver com o pai das crianças, “tende a ter nova prole, pois não tem condições de avaliar as consequências da gestação”. 

LINHA 2

Barruffini pediu “tutela de urgência” já que a jovem, de 23 anos, estava internada para o parto do segundo filho, e “apta para que a laqueadura tubária seja realizada imediatamente”. Ele solicitou que o juiz compelisse a prefeitura da cidade a pagar pela intervenção, e também que Tatiane fosse “obrigada a se submeter a tal procedimento”.

EU DIGO SIM

O promotor apresentou ainda laudos médicos e um termo assinado pela própria Tatiane. Embora diagnosticada com “retardo mental moderado” e considerada “incapaz” pela Justiça, ela diz no documento estar “ciente e de acordo” com a cirurgia.

NA AVÓ 

O juiz Djalma Moreira Gomes, que interditou Tatiane em 2013, concordou com o pedido. Na sentença, ele ressaltou que a jovem “manifestou interesse em realizar a cirurgia de laqueadura” e que não possuía “condições de cuidar e de educar seus filhos” —a mais velha já ficava com a avó materna.

NÃO PRECISA

Um advogado indicado pela Defensoria Pública chegou a atuar no caso argumentando que a cirurgia não era imprescindível e que a lei não permitia que ela fosse realizada “durante os períodos do parto”. A operação, no entanto, já tinha sido feita e o juiz reconfirmou a validade da decisão anterior.

EU APROVO 

O promotor e o juiz não se manifestam já que são investigados pelas corregedorias do MPE e do Tribunal de Justiça de SP. O MPE diz que a mãe e curadora da jovem concordou com o procedimento.


NOITE LÍRICA

O Theatro Municipal estreou uma montagem da ópera “O Cavaleiro e a Rosa” na sexta (15). O espetáculo traz a soprano Carla Filipcic Holm e o baixo Dirk Aleschus no elenco e tem direção cênica de Pablo Maritano. O diretor Jorge Takla, o coreógrafo Ismael Ivo e o secretário municipal da Cultura, André Sturm, assistiram à sessão.


PROJEÇÃO

A Secretaria Municipal de Cultura registrou 248 propostas no edital de filmes sobre bairros paulistanos da SP Cine em parceria com a pasta. Serão selecionados dez projetos que receberão R$ 50 mil cada para a realização de um curta de até 26 minutos. 

AVENTAL

O Ipespe (Instituto de Políticas Sociais, Políticas e Econômicas) fez uma pesquisa para avaliar a credibilidade dos médicos entre os brasileiros. Para isso, testou os nomes de dois dos mais conhecidos profissionais brasileiros: o oncologista Drauzio Varella, que tem um quadro no Fantástico, da TV Globo, e o cardiologista Roberto Kalil Filho, que participa do programa “Bem Estar”, da mesma emissora.

MEU MÉDICO 

Varella é conhecido por 87%. Desse total, 76% dizem confiar na palavra dele. Kalil é conhecido de 43%, e 52% dos que sabem quem ele é dizem confiar no médico.

BALÃO

O número de ações contra condôminos inadimplentes no Tribunal de Justiça de São Paulo entre os meses de janeiro e abril ultrapassou 13 mil em 2018. A quantia é quase o dobro dos 7.014 casos registrados no mesmo período de 2016. 

 

O novo Código de Processo Civil reduziu o prazo médio para a execução do devedor na Justiça de cerca de quatro para um ano.

ME AJUDA 

O advogado Rodrigo Karpat, especialista em direito condominial, afirma que os inadimplentes estão assustados “porque podem perder o imóvel de forma muito mais rápida”. 

ROUPA SUJA

O prefeito Bruno Covas (PSDB) e o vereador Fernando Holiday (DEM) trocaram farpas no Instagram. Holiday postou uma imagem chamando o gestor municipal de “covarde!” pelo veto a um projeto de lei de autoria dele que propõe a catalogação de imóveis da cidade.

EM PÚBLICO

“Se você for competente em convencer os demais vereadores, vai conseguir derrubar o veto. Boa sorte”, responde Covas. Holiday replica: “Não preciso de sorte. Ao contrário de você, eu prefiro o trabalho”. “Não precisa ficar nervoso”, segue o prefeito.

QUE ÓTIMO

“Enfrente os argumentos antes de tomar uma decisão. Ou revele os seus motivos obscuros!”, segue o vereador. “‘Motivos obscuros’. Kkk. Essa é ótima”, retruca então o prefeito Bruno Covas.


CLIMA DE COPA

O presidenciável Flávio Rocha e sua mulher, Anna Cláudia, receberam em sua casa, em SP, o pré-candidato ao governo paulista João Doria, o músico Latino e sua noiva, Jéssica Rodrigues, para assistir ao jogo do Brasil, no domingo (17). O bispo Robson Rodovalho e sua mulher, Lúcia, também estiveram lá.


CURTO-CIRCUITO

A Fragomen Brasil, em parceria com o Instituto de Reintegração do Refugiado, promove shows beneficentes. Hoje, com a banda Kisser Klan e amanhã, com Ana Cañas. Às 20h, no Theatro Net.

O Instituto Articule será lançado nesta terça (19), às 19h, com o debate Diálogo e Articulação Interinstitucional. No Espaço Manacá.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.