Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Processo de procurador Carlos Fernando entra na mira do STF

A ação analisava, entre outras coisas, críticas feitas por ele a magistrados da corte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estátua que simboliza a Justiça em frente à sede do Supremo Tribunal Federal
Estátua que simboliza a Justiça em frente à sede do Supremo Tribunal Federal - Bruno Stuckert/Folhapress

A decisão do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) de enviar processo disciplinar contra o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, que atua na Lava Jato, à corregedoria do MPF (Ministério Público Federal) acendeu o sinal de alerta no STF (Supremo Tribunal Federal).

PAUS... 

O processo analisava, entre outras coisas, críticas feitas por Lima a magistrados da corte, que alguns deles consideram ofensivas. A expectativa era a de que o procurador fosse punido por isso —pelo menos com uma censura pública.

... E PEDRAS 

Caso a corregedoria não tome providências, os ministros estudam tocar adiante a ideia de abrir, de ofício, uma investigação contra o procurador.

TELHADO 

E a proposta de terminar com o auxílio-moradia de juízes, deputados, senadores e procuradores recebeu até agora o apoio de 1,3 milhão de internautas, que votaram em uma consulta pública do Senado. Só 6,7 mil pessoas disseram que são contra a ideia.

TELHADO 2 

O Avante, que prometeu apoio à reeleição de Márcio França (PSB), está inquieto. Muitos querem que a legenda reveja a posição pois não estaria recebendo a atenção que esperava do governador.

VAQUINHA 

O pré-candidato do PSOL ao Senado em Brasília, Marivaldo Pereira, conseguiu levantar R$ 100 mil em duas semanas via financiamento coletivo na internet —ou quase seis vezes mais que parlamentares de seu próprio partido, como Jean Wyllys, do Rio.

VAQUINHA 2 

A meta é chegar a R$ 500 mil. Filho de uma diarista, ele é advogado e foi o primeiro negro a ocupar interinamente o Ministério da Justiça.

PÁREO 

O criador de cavalos Eduardo Guimarães foi suspenso por 173 dias do Jockey Club de SP. Ele diz que respondeu a um processo disciplinar após ter feito um comentário em um grupo de WhatsApp com quatro pessoas. 

PÁREO 2 

“O foco das mensagens era a deterioração do museu do turfe e o cancelamento de uma homenagem ao Naji Nahas”, diz. O Jockey afirma que “todos os ritos do novo estatuto foram cumpridos”.


Fátima Bernardes posa para capa da revista Claudia de junho de 2018
Fátima Bernardes posa para capa da revista Claudia de junho de 2018 - Maurício Nahas

DEPOIS DAQUELE BEIJO

Foi durante um musical de Claudia Raia que Fátima Bernardes sentiu que havia “algo diferente no ar” com o atual namorado, Túlio Gadêlha.
 

 

Sem companhia para assistir à peça, ela convidou o advogado. Os dois haviam se conhecido antes na casa de uma amiga de Fátima.

 

Depois, eles marcaram um encontro no cinema, no Rio, para ver “Depois Daquela Montanha”. Foi quando trocaram o primeiro beijo.

 

A apresentadora conta a história do relacionamento na edição de junho da revista Claudia, que chega às bancas nesta segunda (4).


TORMENTA 

A defesa do empresário Lírio Parisotto na área criminal vai explorar trechos da sentença que deu razão a ele na disputa com Luiza Brunet na área cível. Ela queria o reconhecimento de união estável, mas o magistrado que julgou a causa definiu a relação como “namoro tormentoso”.

EM CASA 

Parisotto foi condenado a um ano de prisão em regime aberto sob a acusação de ter agredido a modelo. Ele recorre e diz que é inocente.

NINHO 

Depois de ganhar a causa, Lírio postou em seu Instagram que havia derrubado “mais essa mentira” das “duas patranheiras”, referindo-se a Brunet e a uma amiga dela que foi testemunha no processo. Já a modelo escreveu na rede: “Jesus me proteja desse urubu”.

GELO 

A busca por cobertores no Mercado Livre subiu 297% na semana de 21 a 27 de maio, quando o tempo esfriou em SP. A comparação foi feita com as três semanas anteriores.

MANO A MANO 

A marca Amapô e os estilistas Reinaldo Lourenço e Marcelo Sommer se uniram, respectivamente, ao coletivo Avaf e aos artistas Alexandre da Cunha e Leda Catunda no projeto Masp Moda, em que nomes dos dois ramos criarão peças de roupas juntos para o acervo do museu. A ideia é complementar a coleção de moda que a instituição já detém e realizar uma exposição.

DESCE A SERRA 

A sétima edição do Santos Jazz Festival, que ocorrerá de 26 a 29 de julho, terá o tema “Liberdade é o Tom”, em homenagem aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas. 

 

A Orquestra Mundana Refugi, formada por músicos brasileiros, além de imigrantes e refugiados, a cantora britânica Jesuton e a brasileira Izzy Gordon são alguns dos destaques do evento.


FILME VERDE

O ex-deputado Eduardo Jorge, a cineasta Denise Zmekhol e o professor Nabil Bonduki foram à abertura da sétima Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, dirigida por Chico Guariba. O evento ocorreu na semana passada, no Reserva Cultural.


CURTO-CIRCUITO

O livro “Agilidade Emocional”, de Susan David, será lançado nesta segunda (4). Às 19h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

A empresa Julls leva nesta segunda (4) nove joalherias brasileiras para Nova York. 

Tim Bernardes lança nesta segunda (4) o clipe da faixa “Recomeçar”. Às 19h30, no Caixa Belas Artes.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.