Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Chance de Haddad revelar nome de ministro da Fazenda no 2º turno é remota

De acordo com interlocutores, candidato só fará isso se for necessário para ganhar votos

O presidenciável Fernando Haddad em comício com Gleisi Hoffman, em Curitiba
O presidenciável Fernando Haddad em comício com Gleisi Hoffman, em Curitiba - Rodolfo Buhrer/Reuters

A possibilidade de Fernando Haddad (PT-SP), caso passe para o segundo turno, revelar o nome que pretende nomear para o Ministério da Fazenda é hoje remota.

ÚLTIMO CASO 

De acordo com interlocutores dele, o candidato só fará isso se for necessário para ganhar votos e garantir a vitória.

NA CHUVA 

O problema é que o indicado poderia começar a sofrer bombardeios dentro do próprio PT, além de ficar exposto a questionamentos da imprensa e do mercado.

ESTREIA 

A campanha de Jair Bolsonaro (PSL-RJ) já está se preparando para o segundo turno —“se ele ocorrer”, diz Gustavo Bebbiano, presidente do PSL. Uma equipe está sendo contratada para produzir os programas de TV do candidato. Não haverá marqueteiro. O próprio Bebbiano coordenará os trabalhos.

ESTREIA 2 

Será praticamente uma estreia: Bolsonaro tem direito a apenas nove segundos de tempo na TV no primeiro turno.

DIVÃ 

E o presidenciável deve mirar em Haddad (PT-SP) caso vá ao debate da TV Globo, na quinta (4). “Ele vai trucidar o Haddad”, diz Bebbiano. “O Haddad vai sair de lá [do estúdio da TV Globo] desossado, direto para o divã de uma psicóloga”, completa.


 

O ator e diretor francês Sébastien Brottet-Michel
O ator e diretor francês Sébastien Brottet-Michel - Leo Martins/Folhapress

PASSAPORTE 

O diretor e ator francês Sébastien Brottet-Michel dirige sua primeira peça de teatro no Brasil, “As Irmãs Siamesas”; o espetáculo estreia na sexta (5) e fica em cartaz no Teatro Aliança Francesa até 2 de dezembro. 


ECO 

A sessão do musical “Elza”, que conta a vida da cantora Elza Soares, foi marcada por gritos de “ele não”, em referência às manifestações contra Bolsonaro. A frase “Marielle presente” também foi dita durante o espetáculo, encenado no domingo (30), no Rio. 

ESCOLHA 

O Fórum Econômico Mundial deu destaque para a criação da Enimpacto (Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto), projeto feito sob a coordenação do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. 

TRILHOS 

A Enimpacto está entre os projetos presentes em um documento feito pelo Fórum, em parceria com o governo do Reino Unido, com uma série de iniciativas de investimento em empreendimentos sustentáveis. “Os negócios de impacto devem ser estimulados pelo governo”, diz o ministro da pasta, Marcos Jorge.


VIVA VOZ

O cantor italiano Andrea Bocelli se apresentou no Allianz Parque, em São Paulo, no sábado (29). O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, o empresário Walter Torre e sua mulher, Silvia, e o chef Rodolfo de Santis estiveram lá.


GANGORRA  

O Conpresp, órgão municipal de patrimônio, adiou a discussão do projeto das torres que Silvio Santos quer construir ao lado do Teatro Oficina. 

GANGORRA 2 

A decisão levou em conta o plano do governo de São Paulo de organizar uma audiência pública e o pedido de tutela do Ministério Público do Estado de SP, que além de impedir o início das obras, solicita a suspensão da tramitação do assunto na Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento e nos conselhos de patrimônio.

BOCA 

Os atores Juliano Cazarré, Paolla Oliveira, Aderbal Freire Filho e Renata Sorrah integram o elenco do longa “Dentes”, que acaba de ser rodado em SP. O filme de suspense sobrenatural marca a estreia da dupla de diretores Júlio Taubkin e Pedro Arantes.

EMBAIXO 

Localizado no subterrâneo do Theatro Municipal, em SP, o Bar dos Arcos será inaugurado no dia 1º de novembro. O novo empreendimento de Facundo Guerra será comandado pela bartender argentina Chula. 

PORTA 

A casa de leilão inglesa Sotheby’s vai fechar seu escritório em São Paulo. O local foi inaugurado em 2011 e era um dos mais produtivos da América Latina. Agora as operações serão concentradas no Rio de Janeiro, onde mora Kátia Mindlin Leite-Barbosa, presidente-administradora da Sotheby’s no Brasil. 

TUDO IGUAL 

Segundo Kátia, a decisão foi estratégica e a mudança não afetará o funcionamento da empresa no Brasil. “Estamos bem posicionados para atender às necessidades de nossos clientes ao redor do país”, diz ela. A decisão de fechar o escritório paulista pode ser revista pela empresa em cerca de dois anos. 


NO VIOLÃO

Os músicos Yamandu Costa, Ulisses Rocha e Badi Assad se apresentaram no evento de lançamento do projeto Violab, no Auditório Ibirapuera, no sábado (29).


CURTO-CIRCUITO

José Possi Neto dirige homenagem à atriz Beatriz Segall. Nesta terça (3), às 19h30, no auditório do Masp.

Será lançado hoje o livro “Edifício Tristeza”, de Júlio Bernardo. Às 18h30, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho. 

O Sesc Vila Mariana promove a 37ª Semana Gandhi, com manifestações artísticas. 

O Instituto Península lança hoje a Vivescer, plataforma de desenvolvimento para professores. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.