Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

STF se unirá por defesa de negros, gays mulheres e liberdade de expressão, diz Barroso

Ministros manifestam preocupação em relação à possibilidade de retrocesso em diversos temas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF)
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) - CNJ
São Paulo

A proteção de direitos fundamentais deve unir as correntes distintas do STF (Supremo Tribunal Federal) como há muito não se via. Diversos ministros têm manifestado preocupação em relação a declarações e iniciativas que indicam a possibilidade de um retrocesso em vários temas depois da eleição de Jair Bolsonaro.

PONTO 

O ministro Luís Roberto Barroso é um dos primeiros a externalizar a convicção. “O Supremo pode ter estado dividido em relação ao enfrentamento da corrupção. Muitos laços históricos difíceis de se desfazerem, infelizmente. Mas em relação à proteção dos direitos fundamentais, ele sempre esteve unido”, afirma.

EM FRENTE 

O magistrado diz que sempre houve consenso no tribunal “em favor das mulheres, dos negros, dos gays, das populações indígenas, de transgêneros, da liberdade de expressão”, afirma. “Aliás, esse episódio envolvendo a proibição de manifestação em universidades já sinalizou isso. Por essa razão, não creio que haverá retrocesso”, completa.

MESMA VOZ 

Quando juízes eleitorais ordenaram que a polícia entrasse em universidades para retirar faixas e fiscalizar materiais, Gilmar Mendes e Barroso foram os primeiros integrantes do STF a se manifestarem a respeito. Os dois quase sempre divergem em matérias criminais.


VIDA NOVA

As gêmeas siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, 2, que nasceram unidas pela cabeça, são carregadas pelos pais, Diego e Débora de Freitas Santos, que pela primeira vez conseguem segurá-las separadas; no domingo (28) elas finalmente foram isoladas uma da outra, depois de passarem por quatro cirurgias anteriores.


DEPOIS 

O juiz Sergio Moro não se manifesta sobre o convite que Bolsonaro fará a ele para ser ministro da Justiça ou então do STF. “Não tem comentário. Vou ficar devendo”, disse ele à coluna na segunda (29) por telefone. Questionado se já foi procurado por emissários do presidente eleito, voltou a repetir: “Vou ficar devendo”.

NO CORAÇÃO 

Bolsonaro viu a apuração dos votos no domingo (28) pela TV Record.

AMIGO DE FÉ 

A emissora foi a única que pôde entrar na casa do presidente eleito na noite da eleição. O dono da emissora, bispo Edir Macedo, declarou apoio a ele na campanha.

DELAY 

Bolsonaro soube da vitória com atraso: a TV Globo transmitiu o resultado 15 segundos antes da concorrente.


ESTATUETA

O dramaturgo Aguinaldo Silva foi à cerimônia de encerramento e premiação da Mostra Cênica 2018, no domingo (28), na Casa Aguinaldo Silva de Artes. As atrizes Natália Moço e Letycia Martins, a apresentadora Nany People e o produtor Ary Scapin passaram por lá. Fotos Greg Salibian/Folhapress


BANDEIRA VERMELHA 

As jovens brasileiras votaram à esquerda do restante do eleitorado nesta eleição. Se dependesse das mulheres que têm entre 16 e 24 anos, Haddad seria presidente com 59% contra 41% dos votos, segundo pesquisa do Datafolha publicada no sábado (27).

BANDEIRA AMARELA 

Já entre os homens de mesma idade, Bolsonaro teria 60% contra 40% de Haddad. No total, o capitão reformado teve 55% dos votos, contra 45% do petista.

BANDEIRA LARANJA 

Em SP, as jovens elegeriam Márcio França (PSB) com 67% dos votos, contra 33% e João Doria (PSDB). No total Doria teve 52% e França, 48% dos votos.

PALCO 

O PT discute o papel que dará a Fernando Haddad depois das eleições. Uma das ideias é que ele presida a fundação do partido, estabelecendo diálogo com legendas internacionais de esquerda e também viajando pelo Brasil.

COMPANHEIRO 

O ex-presidente Lula acompanhou a apuração dos votos que elegeu Bolsonaro ao lado de um dos carcereiros da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. 

COMPANHEIRO 2 

Lula disse a um interlocutor que “perder faz parte” e que essa é a oitava disputa de segundo turno de que o PT participou.

GRACINHA 

A produtora Magnetoscópio foi autorizada a captar R$ 2,4 milhões até o fim do ano para realizar uma exposição sobre a apresentadora Hebe Camargo. A mostra reunirá objetos pessoais, fotos e vídeos. 

NÚMEROS 

Em sua primeira semana, a exposição “Raiz”, do artista chinês Ai Weiwei, em cartaz na Oca, recebeu mais de 10 mil pessoas. 


EM TEMPO REAL

Concebido pelo artista Nuno Ramos, o espetáculo “Aos Vivos - Debate Nº 3 (Terra em Transe)”, foi encenado no IMS Paulista, na sexta (26). O ator Danilo Grangheia e as atrizes Claudia Missura e Lucienne Guedes integram o elenco da apresentação.  Fotos Gabriel Cabral/Folhapress


CURTO-CIRCUITO

Os curadores Vera Simões e Sérgio Caribé abrem nesta terça (30) a exposição “Câmara Obscura”, de Estelle Goulart. Às 19h, na Galeria Caribé. 

A Matrix Editora lança nesta terça (30) o livro “Mamma Mia! - A Vida de Nair Bello”. A partir das 18h30, no Teatro Nair Bello. 

A Fundação Procon-SP lança nesta terça (30) o Ranking de Comprometimento dos Credores. A partir das 9h30 na Secretaria Estadual da Justiça.

A consultora de imagem Ilana Berenholc palestra nesta terça (30) às 19h, no Instituto Via de Acesso

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.