Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Reforma previdenciária de Armínio Fraga recebe críticas de general Mourão

O vice-presidente eleito tomou conhecimento dos pontos que afetariam os militares por meio da Folha

A reforma previdenciária de Armínio Fraga, entregue à equipe de Jair Bolsonaro, já recebe críticas de um dos principais quadros do novo governo: o general Hamilton Mourão, eleito vice-presidente.

O general Hamilton Mourão, eleito vice-presidente
O general Hamilton Mourão, eleito vice-presidente - Adriano Machado/Reuters

OFICINA 

Mourão tomou conhecimento dos pontos que afetariam os militares por meio da Folha. “Esse troço não funciona”, disse ele sobre a possibilidade, por exemplo, de os integrantes das Forças Armadas se aposentarem mais cedo, aos 45 anos.

ENXUTO 

Pela proposta de Fraga, os militares que assim o fizessem não mais receberiam 100% do salário que tinham na ativa, mas sim 40%.

NEM COMEÇOU 

“Com 45 anos [o militar] nem chegou a coronel. Como vai mandá-lo para casa?”, questiona Mourão. “É preciso conhecer as especificidades da carreira”, segue.

BEM MAIS 

A ideia posta à mesa por representantes das Forças Armadas desde 2016, quando a reforma da previdência passou a ser discutida, é outra: aumentar o tempo de permanência de seus membros na ativa, de 30 para 35 anos. 

MAIS PERTO 

Assim, menos gente entra na carreira, gerando economia. “E simbolicamente ficamos mais próximos [dos civis, que pela proposta hoje no Congresso se aposentariam aos 65]”, diz Mourão.

NA CARTEIRA 

Além disso, as pensionistas passariam a pagar contribuição para o sistema de aposentadoria, o que hoje não ocorre. Em compensação, os militares continuariam a receber o salário integral depois de passarem para a reserva.

EM SÉRIE 

O PT está preocupado com a possibilidade de o juiz Sergio Moro direcionar órgãos como a CGU (Controladoria Geral da União) para fazer devassas nas administrações anteriores do partido, criando fatos negativos para a legenda nos próximos anos.

EM SÉRIE 2 

“Eu fui muito criticado por não utilizar o ministério nem para proteger amigos nem para perseguir inimigos. Mas hoje, sinceramente, temo que isso possa ocorrer”, diz o ex-ministro José Eduardo Cardozo, verbalizando o receio de outros dirigentes da legenda.


CÂMERA, AÇÃO

Os diretores Joana Mariani, Helio Goldsztejn e Pablo Kaes foram ao evento de encerramento da 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, na quarta (31), no Auditório Ibirapuera. Os atores Rodolfo Valente, Lee Taylor e Daniel Rocha passaram por lá.


NA LISTA

O nome de Maria Inês Fini, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), circulava como opção para o MEC (Ministério da Educação) no governo de Bolsonaro. Além da experiência como educadora, ela tem boa relação com setores militares, em especial com o general Augusto Heleno, futuro ministro da Defesa.

NO COMPASSO

A Orquestra de Câmara de Viena faz ensaio aberto gratuito horas antes do concerto que fará na noite de terça (6), na Sala São Paulo. O encontro terá participação do pianista Stefan Vladar, regente titular do grupo austríaco. 

NO COMPASSO 2

O ensaio ocorre às 18h30 e os ingressos serão distribuídos uma hora antes.

PASSEIO...

A organização sem fins lucrativos Parque Ibirapuera Conservação, que desenvolve atividades de melhoria do parque, realizará no primeiro trimestre de 2019 o projeto Viva Ibirapuera.

... NO PARQUE 

A iniciativa criará caminhadas temáticas que “abordarão aspectos históricos, culturais, arquitetônicos, paisagísticos e iconográficos”.

SELEÇÃO 

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) tornou público o resultado do edital de Modernizações de Museus, que dará 28 prêmios de R$ 100 mil cada. Entre os contemplados, estão o Instituto Tomie Ohtake e o Museu de Arte Moderna de São Paulo. 

À VISTA 

Uma obra de seis metros de altura do artista ganês Ibrahim Mahama feita com 1.600 caixas de madeira será inaugurada na quinta (8) no edifício Banco do Brasil, na av Paulista. A peça ficou exposta na mostra “Ex Africa”, no Centro Cultural Banco do Brasil.Sua reinauguração celebra o Dia da Consciência Negra.


CAPÍTULOS

O diretor Wolf Maya esteve no lançamento do livro “Mamma Mia - A Vida de Nair Bello”, de Maria Francisco, realizado na terça (30), no shopping Frei Caneca. O estilista Reinaldo Lourenço e o autor Carlos Lombardi compareceram.


CURTO-CIRCUITO

Paulo Miyada, curador do Instituto Tomie Ohtake, apresenta sua pesquisa sobre a mostra “AI-5 50 Anos”. Na sexta (2), na Universidade de Columbia, em Nova York.

Ocorre na sexta (2) e no sábado (3) o 1º Meeting da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. No hotel Maksoud Plaza. 

Estreia na sexta (2) a peça “Clímax!”, no Teatro Jaraguá. 

O centro de eventos Pro Magno, em SP, recebe no sábado (3) o festival Slow Brew Brasil

com  BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.