Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

STF julgará este mês e deve barrar propostas que criam a 'Escola Sem Partido'

A ideia encontra resistências e deve ser derrubada pelo plenário da corte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O STF (Supremo Tribunal Federal) julgará no fim do mês propostas que criam a “Escola Sem Partido”. A ideia encontra resistências e deve ser derrubada pelo plenário da corte.

Estátua da Justiça em frente ao predio do STF, em Brasília
Estátua da Justiça em frente ao predio do STF, em Brasília - Lula Marques/Folhapress

MURO  

O STF já suspendeu liminarmente duas leis de estados e municípios que versam sobre a “doutrinação ideológica”. Em um dos casos, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que a norma era “inconsistente do ponto de vista acadêmico e evidentemente violadora da liberdade de ensinar”.

MURO 2 

Segundo ele, a lei evidenciaria ainda “o propósito de constranger e de perseguir aqueles [professores] que eventualmente sustentem visões que se afastam do padrão dominante”.

MURO 3 

Disse ainda que “a permanente preocupação do professor quanto às repercussões políticas de seu discurso em sala de aula” o levaria a “deixar de tratar de temas relevantes”, desencorajando o debate entre alunos e comprometendo o “desenvolvimento do pensamento crítico”.

CAÇA 

A lei seria “tão vaga e genérica” que poderia “se prestar à finalidade inversa: a imposição ideológica e a perseguição dos que dela divergem”.

VETO 

Já o ministro Marco Aurélio Mello diz que “qualquer postura que a priori implique em obstáculo à troca de ideias, às discussões, é censura prévia”, vedada pela Constituição. O julgamento está marcado para o dia 28.

É A LEI 

E Marco Aurélio diverge da declaração de Barroso de que o STF, unido em temas de direitos humanos, diverge no combate à corrupção por causa de “muitos laços históricos difíceis de se desfazerem”. Diz ele: “O processo, para mim, não tem capa. Tem conteúdo”.

BOLSOMORO 

Advogados estudam recorrer ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para questionar decisões de Sergio Moro contra Lula. O juiz pode aceitar nesta quinta (1º) convite de Jair Bolsonaro para o Ministério da Justiça —o que reforçaria a tese de que ele atuou politicamente.

BOLSOMORO 2022 

Moro pode concorrer à sucessão de Bolsonaro. A ideia já circula entre integrantes do núcleo duro da equipe do capitão reformado.


PASSADO E PRESENTE

A atriz Fernanda Montenegro foi à sessão especial do filme “Central do Brasil”, do diretor Walter Salles , na terça (30), no Espaço Itáu Augusta. As atrizes Bárbara Paz e Sandra Corveloni e os atores Sérgio Mamberti e Vinícius de Oliveira passaram por lá. 


ALFABETO 

Um grupo de editoras está se articulando para participar em bloco das negociações envolvendo a Livraria Cultura e também as dívidas da Saraiva.

ALFABETO 2 

Os editores esperam reunir até cem empresas. Já fazem parte do grupo: Geração Editorial, Cortez, Perspectiva, Boitempo, Autêntica, Hedra e Iluminuras, entre outras.

ALFABETO 3 

A Prefeitura de SP descobriu que um em cada quatro alunos da cidade não têm nem sequer um livro em casa. O secretário Alexandre Schneider, da Educação, e o prefeito Bruno Covas (PSDB-SP) relançam nesta quinta (1º) o programa “Minha Biblioteca”, para dar dois livros de graça por ano para cada um dos 430 mil alunos da rede.

ALVO 

A socialite Fátima Scarpa, que é irmã do conde Chiquinho Scarpa, postou em seu perfil do Instagram a foto de um revolver azul claro ao lado de caixas com balas e sacolas da marca de joias Tiffany. “Fazendo compras para minhas amigas”, ela escreveu. 

SILÊNCIO 

Procurada, Fátima não quis comentar o assunto. “O que eu coloco no meu Instagram não tem nada que comentar na Mônica Bergamo”. 

NÃO É MEU 

A Tiffany afirma que “não comercializa nenhum tipo de produto que remeta à violência. A marca não tem conhecimento sobre a imagem em questão, não possui controle sobre conteúdos produzidos utilizando suas embalagens e é contra qualquer ato que envolva qualquer tipo de violência”.

DEDOS 

A Fundação Procon-SP vai disponibilizar a opção de registrar queixas via seu aplicativo para celulares. O lançamento da nova função deve acontecer no início de dezembro. Atualmente, apenas informações sobre os direitos do consumidor poderiam ser acessadas no app. 

PASSAPORTE 

A autora e conferencista norte-americana Mary Buffet vem ao Brasil pela primeira vez para participar do evento Mulheres Visionárias. Mary foi casada por 12 anos com Peter Buffett, filho do megaempresário americano Warren Buffett.

IMPORTAÇÃO 

Inéditos em São Paulo, os filmes estrangeiros “A Pé Ele Não Vai Longe”, de Gus Van Sant, e “Colette”, de Wash Westmoreland, estão entre os destaques da escalação do 26º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, que ocorre de 15 a 25 de novembro, em SP.


PÁGINAS

O dramaturgo Walcyr Carrasco e o autor Ilan Brenman foram ao lançamento do livro “4 Vidas 
entre Linhas e Traços”, que celebra os 50 anos da Editora Moderna. A autora Eva Furnari também compareceu ao evento, realizado na terça (30), no Museu de Arte Moderna, em SP. 


CURTO-CIRCUITO

O cônsul-geral da Grécia em SP, Stylianos Hourmouziadis, participa da abertura da 3ª Mostra de Cinema Grego na Cinametaca. Na quinta (1º), às 20h. 

Começa na quinta (1º) e vai até domingo (4) o Santos Criativa Festival Geek

O engenheiro Ozires Silva será homenageado na quinta (1º) pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia. 

A companhia Damas em Trânsito e os Bucaneiros estreia a peça “Partilhas Poéticas em Contato”. Na quinta (1º), na Praça das Artes.

com  BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.