Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Defensoria do RJ quer que Toffoli coloque indulto presidencial em julgamento

O indulto poderia permitir que muitas pessoas fossem libertadas aliviando a superlotação de presídios do estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro entrou com uma petição para que o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), coloque em julgamento o indulto presidencial de 2017 ainda nesta semana.

Estátua da Justiça em frente ao STF
Estátua da Justiça em frente ao STF - Sergio Lima/Folhapress

PAUSA 

Toffoli pediu vista dos autos no julgamento da constitucionalidade da suspensão do benefício pelo STF.

CASA CHEIA 

A Defensoria destaca a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre o presídio Plácido de Sá Carvalho (IPPSC), em Bangu, no Rio, para que o estado adote as medidas necessárias para proteger “a vida e a integridade pessoal” dos presos.

CASA CHEIA 2 

O texto entregue ao ministro diz que o local tem um número alto de pessoas encarceradas e destaca “o avanço do número de mortes das pessoas privadas de liberdade que se encontram segregadas no IPPSC”. 

CASA VAZIA 

O indulto poderia permitir que muitas pessoas fossem libertadas aliviando a superlotação. 

SEPARADAS 

O prefeito Bruno Covas (PSDB-SP) vai dividir a secretaria de Licenciamento e Urbanismo em duas pastas.

SILÊNCIO 

Anunciado para a chefia da Secretaria de Comunicação no governo Bolsonaro, o publicitário Floriano Amorim não tuitou mais desde que a Folha publicou uma reportagem sobre as postagens dele no Twitter.

É MENTIRA 

Em seu perfil, Amorim disparava ataques à imprensa, à esquerda e ao PT.

SILÊNCIO 2 

A última mensagem dele é de 10 de dezembro, quando retuitou um post em que o vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ) dizia que “se o PT tivesse logrado êxito neste pleito eleitoral até mesmo os críticos mais ferrenhos sentiriam o gosto do que sofre o pobre povo venezuelano”.

LINHA DIRETA 

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), responde mensagens de WhatsApp da população todos os dias. Ele divulga o número de seu celular em entrevistas e em suas redes sociais. 

ALÔ 

Quando duvidam, Rezende grava e envia um áudio. 


EM MUDANÇA

O cantor Lulu Santos foi a atração principal do Nômade Festival, realizado no sábado (15), no Memorial da América Latina. Ele foi acompanhado do namorado, Clebson Teixeira. Os cantores Silva, Maria Gadú e Céu também se apresentaram no dia. A cantora Lia Paris, a atriz Leandra Leal e o produtor musical Marcus Preto passaram por lá. 


VOTAÇÃO 

O Conpresp, órgão municipal de patrimônio, aprovou o projeto das torres que o apresentador Silvio Santos quer construir ao lado do Teatro Oficina, no bairro do Bexiga, em reunião nesta segunda (17). No total, foram cinco votos favoráveis, um contrário e uma abstenção.

AINDA NÃO 

Mesmo com a vitória, o apresentador ainda não pode construir as torres. O processo corre em outros órgãos de preservação.

VOTAÇÃO 2 

“Nós somos apenas a ponta de lança do genocídio das pessoas que moram no Bexiga. Não é só o lote, é o bairro inteiro”, disse José Celso Martinez Corrêa, diretor do Oficina.

REUNIÃO 

No dia 4 de dezembro, o Ministério Público Federal em São Paulo organizou uma reunião buscando um acordo entre as partes, mas não houve um consenso. Após o encontro, o MPF disse que poderá ingressar na Justiça para a preservação do patrimônio cultural.

CLAQUETE 

A cineasta Tata Amaral está trabalhando em dois novos projetos: o documentário “Democracia”, que vai refletir sobre a democracia brasileira, e a série “As Protagonistas”, que contará a história do audiovisual brasileiro a partir do ponto de vista da produção das mulheres.

CÂMERA, AÇÃO 

O selo Elas, idealizado por Barbara Sturm, diretora de conteúdo da distribuidora Elo Company, vai prestar consultoria para 15 projetos dirigidos por mulheres em 2019: 11 ficções, três documentários e uma animação. 

 

Entre eles estão os longas “Diário de Classe”, de Julia Rezende, e “Dona Tonha”, de Helena Ignez.


PÁGINAS FLORIDAS

O jornalista e escritor Cadão Volpato lançou o livro “À Sombra dos Viadutos em Flor”, na sexta (14), na livraria Tapera Taperá, em SP. O ator Wallace Andrade e a apresentadora Lorena Calabria compareceram.


CURTO-CIRCUITO

A cantora Sandy faz show no Credicard Hall. Nesta terça (18), às 21h.

O Conselho Nacional de Justiça e o Instituto Humanitas360 assinam termo de cooperação nesta terça (18). 

A peça “Os Arqueólogos” é encenada no Instituto Cultural Capobianco. Nesta terça (18), às 21h.

O leilão beneficente em prol do artista Michel Groisman ocorre nesta terça (18). Às 19h, no salão nobre da EAV Parque Lage, no Rio.

Zeca Baleiro toca na Tupi or Not Tupi. Na quarta (19), às 21h.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E VICTORIA AZEVEDO.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.