Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Parlamentares da base de Bolsonaro se frustraram com o decreto de posse de armas

Principal reclamação foi sobre a obrigatoriedade da existência de um cofre para armazenamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro assina o decreto para posse de armas
O presidente Jair Bolsonaro assina o decreto para posse de armas - Divulgação/PR

Parlamentares eleitos que compõem a base do governo de Jair Bolsonaro (PSL) ficaram frustrados com o decreto de posse de armas de fogo, assinado pelo presidente nesta terça (15).

SETE CHAVES 

A principal reclamação se deu com relação à obrigatoriedade da existência de um “cofre ou local seguro para armazenamento” em casas onde vivam crianças, adolescentes ou pessoa com deficiência. Segundo os parlamentares ouvidos pela coluna, a exigência endureceria ainda mais a lei em vigor.

TIROTEIO 

A expectativa da maioria também era a de que Bolsonaro sinalizasse algum tipo de avanço com relação ao porte e à liberação da compra de armamento importado. “Ele poderia ter feito mais do que fez”, diz um deputado federal eleito. 

FRONTEIRAS 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, expulsou 11 estrangeiros do Brasil. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça (15). Terão que deixar o país dois angolanos, dois bolivianos, uma russa, um venezuelano, um colombiano, uma sul-africana, um polonês, um paraguaio e um ganês.

FRONTEIRAS 2 

Todos os imigrantes que vão ter que voltar para seus países foram condenados no Brasil. Moro seguiu um decreto que determina a “retirada compulsória do território nacional” do imigrante com sentença condenatória de alguns tipos de crimes.

AGENDA 

A Justiça marcou para o dia 13 de fevereiro uma audiência de conciliação entre o PT de SP e o governador João Doria (PSDB). Em 2018, o partido entrou com uma ação de danos morais contra o então prefeito por uma declaração dada por Doria à TV Gazeta. 

DECLARAÇÃO 

Durante uma entrevista, Doria chamou o vereador Antonio Donato (PT) de desqualificado. “Desqualificado, como todos os agentes do PT. Um partido que assalta o dinheiro público”. O PT pede uma indenização de R$ 20 mil.

AUSÊNCIA 

A assessoria do Governo de SP afirma que trata-se de uma audiência preliminar que não exige a presença do governador e que os advogados de João Doria estão cuidando do caso. 


PIPOCA

As atrizes Kéfera Buchmann e Giovanna Lancellotti e o ator João Côrtes estão no elenco do filme “Eu Sou mais Eu”, que teve pré-estreia na segunda (14), no shopping Iguatemi. O diretor do longa, Pedro Amorim, a atriz Larissa Manoela e os produtores Marcus Baldini e Lara Guaranys passaram por lá.


TEMPOS 

A UNE (União Nacional dos Estudantes) não vai mais fornecer gratuidade ou descontos para alunos do Prouni, do Fies e cotistas no valor da inscrição da Bienal da entidade, que ocorrerá de 6 a 10 de fevereiro. Os benefícios foram concedidos em duas edições seguidas (2015 e 2017). 

BICUDOS 

“A situação financeira da UNE está delicada, não temos praticamente apoio para a construção de um evento para 5.000 estudantes. E pela primeira vez terá alimentação inclusa no valor do credenciamento”, diz a presidente da instituição, Marianna Dias.

POLIGLOTA 

Os diretores Pedro Granato, do Brasil, Mwenia Kabwe, da África do Sul, Ruthie Osterman, do Reino Unido, e Sarah Elizabeth Charles, dos EUA, encenam a peça “Babylon: Beyond Borders” simultaneamente nesses quatro quatro países.

POLIGLOTA 2 

Em São Paulo, o espetáculo será no Sesc Consolação, de 12 a 16 de fevereiro.

BOAS-VINDAS 

O cantor Zeca Baleiro é o convidado para dar a aula de abertura do semestre da SP Escola de Teatro, no dia 2 de fevereiro. Ele vai falar para estudantes da instituição sobre carreira e processo criativo, fazendo uma ligação entre música e teatro.

CALENDÁRIO 

Os cantores Saulo Duarte e Mauricio Pereira, as cantoras Ava Rocha e Mãeana e as bandas Forgotten Boys e Hurtmold estão entre as atrações que se apresentarão no Centro Cultural São Paulo no mês de fevereiro.

SALA DE AULA 

O executivo Vandyck Silveira passa a comandar a Trevisan Escola de Negócios. Silveira estava em Madri atuando como CEO de um empreendimento conjunto entre o Financial Times e o I.E. Business School. 


CELEBRAÇÃO

Os atores Genézio de Barros, Walderez de Barros, Dalton Vigh e Camila Czerkes foram à estreia da peça “O Jardim das Cerejeiras”, que marca os 40 anos do Grupo Tapa, no Teatro Aliança Francesa, na semana passada. O diretor da montagem, Eduardo Tolentino de Araujo, e a atriz Clara Carvalho também compareceram.


CURTO-CIRCUITO

O embaixador da Índia no Brasil, Ashok Das, participa de seminário sobre negócios no país asiático. Nesta quarta (16), no escritório Nelson Wilians & Advogados Associados, em SP. 

O músico Zeca Baleiro apresenta o show infantil “Zozó Zureta”. Nos dias 16 e 17 de fevereiro, às 15h, no Teatro Opus, no shopping Villa Lobos, em São Paulo. 

A Fundação Estudar, de Jorge Paulo Lemann, abriu inscrições para o seu programa Líderes Estudar, de bolsas de estudos. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.