Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'Questão da Venezuela deve ser resolvida pelo povo venezuelano', diz embaixador da China

Yang Wanming também diz que busca de Bolsonaro para se aproximar de Trump não preocupa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O novo embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, discursa em evento em São Paulo
O novo embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, discursa em evento em São Paulo - Lide China

O novo embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, participou do evento LIDE China, em SP, na quarta (27). 

 

Em seu discurso, desejou “muito sucesso” às reformas propostas pelo governo e afirmou que, “sob a liderança de Jair Bolsonaro, o Brasil entra numa nova etapa de desenvolvimento”. Depois, falou à coluna, acompanhado de uma tradutora.

Jair Bolsonaro busca se aproximar de Donald Trump. Isso preocupa?
China, o Brasil e os Estados Unidos são grandes países. O relacionamento triangular tem que se promover entre si. Não temos nenhuma preocupação nesse momento com a aproximação entre o Brasil e os Estados Unidos.

Ao contrário, esperamos que o relacionamento [entre esses dois países] traga bem-estar para os dois povos. E também [contribua] para a estabilidade e a paz da região.

O fortalecimento do relacionamento entre a China e o Brasil não visa uma terceira parte. Ele é baseado em respeito mútuo e benefício recíproco. No mesmo sentido, os Estados Unidos também não precisam ficar preocupados. 

Há receio de que o que está acontecendo com a Huawei nos EUA ocorra aqui [Trump já cogitou proibir o uso de equipamentos da empresa de telecomunicação chinesa por acusá-la de espionagem]?
Opomo-nos a algum outro país usando a escusa da segurança para bloquear e infectar o desenvolvimento da indústria de alta tecnologia da China.

A Huawei tem um bom relacionamento e cooperação com outras empresas no Brasil. E os produtos da Huawei são bem procurados no mercado brasileiro.

Tive um encontro com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações [Marcos Pontes]. Ele manifestou que a Huawei teria as boas vindas aqui no Brasil. A politização dos EUA em relação à empresa Huawei não vai afetar o relacionamento com o Brasil. 

A China apoia Nicolás Maduro na Venezuela. Isso afeta a relação com o Brasil?
A China e a Venezuela mantêm a relação normal [que há ] entre países. É igual às outras estabelecidas entre outros países e a Venezuela.

A questão da Venezuela deve ser resolvida pelo povo venezuelano no âmbito da Constituição da Venezuela. Através de negociações e consultas, [é preciso] arranjar uma saída política.

A minha manifestação é igual à do vice-presidente [do Brasil] Hamilton Mourão. Tanto o governo chinês quanto o brasileiro têm o mesmo apelo, de opor-se à intervenção militar.

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.