Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Gustavo Bebianno quer se candidatar a prefeito no Rio

Ex-ministro conversa com legendas de centro-direita para colocar a campanha de pé

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gustavo Bebianno quer ser candidato a prefeito do Rio de Janeiro. O ex-ministro de Jair Bolsonaro já conversa com legendas de centro-direita sobre a possibilidade de colocar a campanha em pé.

O ex-ministro da Secretaria Geral Gustavo Bebianno
O ex-ministro da Secretaria Geral Gustavo Bebianno - Pedro Ladeira/Folhapress

BERÇO

Demitido por Bolsonaro da Secretaria-Geral da Presidência, ele é hoje um dos maiores críticos do governo federal. Seria, portanto, candidato de oposição no berço político do presidente.

BERÇO 2

Questionado, Bebianno confirma os planos. “Tenho grande preocupação com o Rio, onde nasci. O quadro é de deterioração e abandono”, afirma.

TEM QUE SER

“Falta um homem de verdade à frente do comando da cidade para fazer o que tem que ser feito”, finaliza o ex-ministro.

PEDRA

A indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada do Brasil em Washington pode ser barrada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

BANDEIRA

Ministros já discutem entre si sobre a inconstitucionalidade da decisão de Jair Bolsonaro de escolher o próprio filho para o cargo. Um embaixador, na visão deles, representa o Brasil e não a pessoa do presidente.

OUTRA COISA 

A súmula que permite à autoridade nomear parentes para o exercício de cargo de natureza política, portanto, não se aplicaria ao caso. 

INSTRUMENTO

Em duas decisões de 2018, por exemplo, um dos magistrados escreveu que mesmo escolhas de parentes para cargos políticos devem ser vetadas quando há “manifesta ausência de qualificação técnica” do indicado. Ou de idoneidade moral.

LUPA

O ministro Marco Aurélio Mello já se manifestou publicamente contra a decisão de Bolsonaro. Magistrados como Gilmar Mendes, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski e Edson Fachin estariam entre os que tendem a examinar com rigor a decisão do presidente.

MEDALHA

O Masp teve 8.454 visitantes na terça-feira (16), o maior público já recebido pelo museu naquele dia da semana, quando a entrada é gratuita. O recorde anterior era de 25 de janeiro deste ano, feriado de aniversário de São Paulo, com 7.049 pessoas.


CLIQUES DE OURO

O fotógrafo Sebastião Salgado inaugurou a exposição “Gold - Mina de Ouro Serra Pelada” no Sesc Avenida Paulista, na terça (16). O fotógrafo Cristiano Mascaro, a estilista Satiko Mascaro e a jornalista Lilian Pacce passaram por lá. A curadora da mostra e mulher de Sebastião, Lélia Wanick Salgado, também compareceu,  assim como o cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Stéphane Larue.


ASSIM, NÃO 

O presidente Jair Bolsonaro está insatisfeito com a Ancine (Agência Nacional do Cinema) e pode ordenar mudanças radicais em seu desenho. 

NOVA CASA

Entre as possibilidades estariam a eliminação da agência, passando suas atribuições para outros órgãos, ou a transferência dela do Ministério da Cidadania para a Secom (Secretaria de Comunicação).

SER STAR 

Bolsonaro teria recebido relatos de projetos aprovados pela agência que consideraria absurdos como “Born to Fashion”, um reality para a revelação de modelos trans. Estaria também ressabiado com a disputa selvagem por cargos na área da cultura.

MARTELO

O presidente deve se reunir nesta quinta (18) com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, para discutir o destino da Ancine. A reunião foi confirmada pela pasta.

MENOS

Flávio Bolsonaro, que vai apresentar no Senado uma proposta de criação de um imposto único sobre movimentação financeira, diz que tem como norte “a simplificação tributária, o que por si só já aumentaria a arrecadação, uma vez que a sonegação tende a diminuir ao ficar mais fácil pagar os tributos”. 

É MAIS

Em uma mensagem enviada à coluna, ele afirma também que “a estratégia apresentada pelo Instituto Brasil 200, que é a que mais se assemelha à do governo, é acertada ao tratar primeiro e em separado os impostos federais”. O senador abraçou o projeto lançado pelo instituto, que reúne empresários apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

SEPARADOS

“Incluir no mesmo pacote os estaduais e municipais sempre foi o principal entrave para aprovar a reforma tributária. O ótimo é inimigo do bom”, conclui ele. 

BLEND

A peça “Fábulas de Horror Titus/Macbeth” estreia no Sesc Avenida Paulista em setembro. No espetáculo, que mistura duas histórias de Shakespeare, a atriz Helena Ignez, 80, contracena com a filha, Djin Sganzerla. A direção é de André Guerreiro Lopes, com produção de Alexandre Brazil.

PIPOCA

A segunda edição do festival Agora É que São Elas realizará uma mostra dedicada à cineasta Barbara Hammer, entre os dias 19 e 22 de setembro, no Centro Cultural São Paulo. Serão exibidos 15 filmes da americana, entre eles “Nitrate Kisses” (1992) e “Multiple Orgasm” (1976).


JOGO DE CENA

Os atores Françoise Forton e Cassio Scapin integram o elenco da comédia romântica “Sylvia”, estrelada por Simone Zucato. A peça estreou na segunda-feira (15), no Teatro das Artes. A atriz Nany People esteve no evento.


Fernando Vilela coordena debate sobre ilustração ibero-americana. Nesta quinta (18), às 19h, no Instituto Tomie Ohtake. 

A Conam (Consultoria em Administração Municipal) lança nesta quinta (18) ferramenta para auxiliar prefeituras no tratamento de pedidos protocolados nas ouvidorias municipais.

A diretora de comunicação do grupo hoteleiro Oetker Collection, Anne Benichou, recebe convidados em almoço no Tangará-Jean Georges. Nesta sexta (20). 

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGIVICTORIA AZEVEDO e GABRIEL RIGONI

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.