Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Delegados cogitam demissão coletiva após Bolsonaro tentar intervir na PF do Rio

Presidente atropelou comando da Polícia Federal carioca ao anunciar troca de superintendente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A tentativa de Jair Bolsonaro de interferir na indicação do Superintendente da Polícia Federal no Rio quebrou de vez o que ainda restava de confiança de delegados da cúpula da corporação, de diferentes partes do país, no presidente. Um pedido de demissão coletiva não está descartado, caso Bolsonaro insista na investida.

O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro - Pedro Ladeira/Folhapress

COISA DE LOUCO

As críticas ao presidente são abertas e contundentes. Um dos policiais mais prestigiados entre os colegas afirma não se recordar de nada parecido vindo de qualquer outro presidente desde a redemocratização do país.

REPÚBLICA

Na quinta (15), Bolsonaro anunciou que o superintendente do Rio seria um nome de sua confiança deslocado de Manaus —o delegado Alexandre Saraiva. Afirmou que era ele quem mandava e que não seria um presidente “banana”.

PASSO ATRÁS

Horas depois, com a reação contundente da PF, recuou.

AQUI, NÃO

De acordo com um dos policiais, aceitar ingerência de Bolsonaro na PF significará o fim da corporação —que não seria o espaço apropriado para ele mostrar que pode mandar e desmandar.

FREUD EXPLICA

O ex-ministro Gustavo Bebianno, que era um dos assessores mais próximos e conviveu intensamente com Bolsonaro na campanha eleitoral, credita o estilo “eu que mando” do presidente a “complexos que ele traz do passado”.

EM FRENTE

“O presidente tem revelado extremo grau de insegurança. Essa coisa de querer mostrar, a ferro e fogo, todo o tempo, que é ele quem manda, sem escutar a ninguém e sem aceitar qualquer tipo de ponderação, é muito ruim para o nosso país. O presidente precisa superar os complexos que traz do passado e mostrar maior grandeza de espírito”, diz Bebianno.

ESTÁ NA HORA

Ele diz ainda que aprendeu com o mestre de jiu-jitsu Hélio Gracie que o campeão precisa nutrir a nobreza de espírito. “Hoje, o capitão é o vencedor. É hora de engrandecer a alma”.


NO EMBALO

O estilista Walério Araújo e o empresário Luiz Calainho foram à festa de lançamento do banco C6 na quinta (15), no Ilha, em SP.  O cantor Zeeba se apresentou no evento. O dentista Fábio Bibancos também compareceu.


CADÊ?

O gabinete de Bolsonaro respondeu a questionamento do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), que enviou ofício a ele na semana passada perguntando: “Onde está o Queiroz?”.

QUERO SABER 

Ele se referia a Fabrício Queiroz, ex-auxiliar do presidente acusado de movimentar R$ 1,2 milhão de forma atípica e que “encontra-se desaparecido”.

SEI QUE NADA SEI 

“Informo que o senhor presidente não possui informações referentes ao paradeiro do senhor Fabrício Queiroz”, disse o chefe de gabinete de Bolsonaro, Pedro Cesar Marques de Sousa, em papel oficial e timbrado da Presidência.

DATA VENIA 

Intelectuais, juristas e lideranças de esquerda vão se reunir na segunda (19) no ato “Moro Mente”, contra o ministro Sergio Moro. O protesto será na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP). Entre as personalidades estarão Fernando Haddad e Guilherme Boulos.

PALCO 

A coreógrafa sul-coreana Eun-Me Ahn, “a Pina Bausch de Seul”, vai abrir a 11ª edição da Bienal Sesc de Dança, em Campinas. O espetáculo é apresentado por idosas estreantes que dançarão com jovens bailarinos.

O festival será realizado de 12 a 22 de setembro.

UNIVERSAL 

A pré-estreia do filme “Socorro, Virei uma Garota!” vai ser exclusiva para portadores de deficiência visual em São Paulo.

O filme será exibido com audiodescrição na quarta-feira (21), no Kinoplex Brascan Open Mall.


AMOR IMPOSSÍVEL

Os atores Chico Díaz, Paulo Betti e Leonardo Medeiros estiveram na pré-estreia do filme “Uma Noite Não É Nada”. A sessão foi realizada no cinema Reserva Cultural, no centro de São Paulo, na semana passada.


CURTO-CIRCUITO

O parque Villa-Lobos recebe o festival Rocky Spirit, com exibição de filmes ao ar livre. Neste sábado (17) e domingo (18). 

A Cruz Vermelha faz neste sábado (17) um mutirão de saúde e cidadania no Jardim Damasceno, na zona norte de São Paulo.

O fotógrafo Haroldo Palo Júnior é homenageado pelo pólo socioambiental Sesc Pantanal no livro “No Pulso das Águas”. 

A atriz e cantora Julia Konrad sobe ao palco no show do cantor Barro. Neste sábado (17), no Sesc Bom Retiro, em SP. 

com BRUNA MARTINS NARCIZOBRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.