Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Juiz que decidiu mandar Lula para Tremembé foi nomeado por Moro para conselho

Paulo Eduardo de Almeida Sorci integra o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci, que decidiu autorizar a transferência do ex-presidente Lula para o presídio de Tremembé, no interior de São Paulo, foi nomeado pelo ministro Sergio Moro, da Justiça, para integrar o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

O órgão é ligado ao Ministério da Justiça. "Nós contamos com o conselho para nos dar sugestões de como resolver os problemas do sistema [penitenciário]", disse Moro na posse de Sorci e de outros integrantes do colegiado, em março.

Sorci, que é juiz corregedor do departamento estadual de execução criminal do Tribunal de Justiça de SP, decidiu que Lula deveria ir para Tremembé pouco depois do anúncio da decisão da juíza Carolina Lebbos, do Paraná, que determinou que o petista deveria sair da Superintendência Federal de Curitiba.

A defesa do ex-presidente contesta a decisão e recorreu ao STF para tentar revertê-la. Um dos argumentos é o de que a PF, que pediu a transferência, é subordinada a Moro e não poderia fazer a solicitação, já que o ex-juiz está sendo julgado por suspeição pela corte.

No começo do ano, o mesmo juiz determinou a transferência de Marcola e de outros 14 líderes do PCC de São Paulo para presídios federais.     ​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.