Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Moro é considerado ingrato no núcleo do governo

Ex-juiz manifestou preocupação com a decisão de Toffoli de suspender investigações do Coaf

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Sergio Moro, da Justiça, está em baixa no Palácio do Planalto. Uma parte do núcleo duro do governo passou a fazer críticas a ele —em especial depois que o ex-juiz conversou com o ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), sobre o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

O ministro da Justiça e Segurança, Sergio Moro
O ministro da Justiça e Segurança, Sergio Moro - Pedro Ladeira/Folhapress

DIRETO 

Toffoli decidiu suspender investigações do órgão feitas sem autorização judicial. A medida beneficiou diretamente o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro.

INDIRETO 

Moro não deu declarações. Mas manifestou a Toffoli preocupação com a decisão, que poderia colocar em risco mecanismos de combate à lavagem de dinheiro.

A VOZ 

O presidente do Coaf, Roberto Leonel, que é ligado a Moro, foi além e deu entrevista criticando Toffoli. 

MÃO ÚNICA 

Na visão de integrantes do governo, Moro tenta reverter a medida e mostra que é ingrato: Bolsonaro, ao contrário dele, colocou todo o peso de sua credibilidade a favor do ex-juiz depois do escândalo das conversas vazadas. 

NO RISCO 

O presidente, dizem, chegou a levá-lo a um jogo do Flamengo sem estar seguro de como o público reagiria.

NA TUA 

As afirmações de assessores refletiriam a contrariedade do próprio Bolsonaro. Se, por um lado, o presidente nunca pediu ajuda a Moro em relação ao filho, por outro não gostou de vê-lo tentando atrapalhar.

VAMOS JUNTOS 

O PDT iniciou aproximação com Marta Suplicy. A ex-senadora dá sinais de que pode voltar a atuar na vida pública, disputando ou não as eleições.

TAMBÉM QUERO 

Nesta semana, numa palestra a mulheres do Solidariedade, ela foi incentivada por elas a entrar na legenda.

ESTATUETA 

“A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, longa de Karim Aïnouz premiado em Cannes deste ano, também entrou na disputa para representar o Brasil no Oscar em 2020. As inscrições vão até 16 de agosto.


PRESTÍGIO

O ator Paulo Cesar Pereio e o artista Emanoel Araújo foram à abertura da exposição “Comandante Mamberti” na Galeria São Paulo Flutuante, na segunda (5). A galerista Regina Boni, o diretor regional do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda, o ator Carlos Mamberti, a empresária Marcy Junqueira e o presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, compareceram.


JABUTI 

Grupos de defesa dos direitos humanos temem que o Projeto de Lei 1.928, que propõe criar um visto temporário para jovens imigrantes, receba emenda com “graves retrocessos” à Lei de Migração. 

SELO 

Por isso, enviaram uma carta ao senador Romário (Podemos-RJ), presidente da Comissão de Assuntos Sociais, onde o texto tramita —e que se reúne nesta quarta (7). As entidades demandam audiências para debater o projeto. A missiva é assinada por órgãos como a Conectas e a Missão Paz.

ATENÇÃO 

Essas entidades são contrárias à emenda do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Entre outras coisas, ele propõe que transportadoras deem à PF informações antecipadas sobre passageiros e proíbe a entrada no Brasil de “pessoa suspeita” de crimes.

GARFO... 

O Governo de SP fará de outubro o mês da gastronomia. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa lança na semana que vem o programa SP Gastronomia, com mais de 200 atividades no estado.

... E FACA 

Entre elas está o Bom Prato Especial, que convida chefs para elaborar o cardápio dos restaurantes populares do estado. Os brasileiros Alex Atala e Jefferson Rueda e a francesa Dominique Crenn participarão do projeto.

HOJE 

A OAB de Ribeirão Preto (SP) faz nesta quarta (7) uma sessão de desagravo ao promotor Eliseu José Berardo Gonçalves. O ato decorre de um episódio no qual Gonçalves agrediu o advogado Said Halah em audiência em 2014. Procurado, o promotor não se manifestou. 

ONTEM 

Em 2010, Gonçalves foi suspenso pelo Ministério Público de SP após Suzane von Richthofen, condenada por matar os pais, acusá-lo de tentar seduzi-la na Promotoria. Ele nega.


NA PAREDE

A galerista Marcia Fortes, a artista Lenora de Barros e a curadora Fernanda Brenner estiveram na inauguração da mostra “Mapping the Unattainable”, de Janaina Tschäpe. O evento ocorreu no sábado (3), no galpão da galeria Fortes D’Aloia & Gabriel.


CURTO-CIRCUITO​

A presidência da UNE se reúne hoje com o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Às 17h30, no MEC. 

André Sturm e Patrícia Oliveira mostram o programa Cinema do Brasil no Locarno Film Festival, na Suíça.

A galeria de arte do Instituto CPFL, em Campinas, exibe 35 pinturas do MAM-SP. Até novembro. 

A Galeria Bolsa de Arte em São Paulo inaugura exposição da artista Inês Schertel. Nesta quarta (7), às 19h.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.