Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Crise no Chile faz equipe econômica brasileira recuar de sistema de capitalização da Previdência

A discussão já encontrava resistência no Congresso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A crise no Chile fez com que a equipe econômica do governo recuasse, por enquanto, da ideia de propor uma lei para o Brasil adotar o sistema de capitalização da Previdência.

 

ESQUECE ISSO  

A discussão já encontrava resistência no Congresso. Com os distúrbios no Chile, país que inspira a ideia, a situação piorou.

DEBATE

E o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que está na Inglaterra, foi questionado se o Brasil também poderia passar por uma situação semelhante à chilena. “Eu expliquei que a reforma da Previdência, no Chile, foi feita na ditadura e as consequências estão aí. No Brasil, tudo foi feito em um ambiente democrático.”

 

DEUS DARÁ 

A capitalização da ditadura chilena, diz ele, “foi feita sem proteção ao cidadão. O aposentado recebe 30% do que ganhava quando trabalhava. Nos países desenvolvidos, o valor chega a 60%”.

POUPANÇA ZERO 

No dia em que o assunto for discutido novamente no Brasil, diz ele, “será preciso pensar em um sistema híbrido. Na faixa de trabalhadores que ganham até quatro salários mínimos não há condições de poupar”, o que é necessário na capitalização.

Leia a coluna completa aqui.

 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.