Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PSL pode tirar Eduardo Bolsonaro da presidência de Comissão de Relações Exteriores

Filho do presidente foi poupado até agora, enquanto outros parlamentares foram até suspensos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PSL pode retirar o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) da presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)
O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) - Pedro Ladeira/Folhapress

FERA FERIDA 

A medida seria mais um capítulo da disputa feroz entre o presidente do PSL, Luciano Bivar, e o presidente Jair Bolsonaro.

O FIM 

O filho do presidente foi poupado até agora, enquanto outros parlamentares foram sacados de comissões e até suspensos. A razão: sua retirada é considerada uma bomba de grandes proporções, guardada para o caso de a crise se tornar ainda mais aguda —e sem retorno.

TUDO BEM 

E o Palácio do Planalto se mobilizou para convencer senadores de que a crise no PSL não alterará os planos de Bolsonaro de indicar Eduardo à embaixada do Brasil em Washington.

HIDRANTE 

O general Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da Secretaria de Governo, disparou telefonemas aos parlamentares para tentar conter o incêndio.

HIDRANTE 2 

“Estavam preocupados e ele me pediu que passasse a seguinte mensagem aos colegas: não muda nada [em relação a Eduardo Bolsonaro em Washington]”, diz o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

VAI, BOULOS 

Guilherme Boulos foi procurado por dirigentes do PSOL para discutir sua candidatura à Prefeitura de São Paulo em 2020. As dificuldades do PT em lançar um nome forte na cidade encoraja setores do partido a lançarem o ex-presidenciável na disputa.

É TUDO 

“Ele é capaz, inteligente, jovem, idealista, ousado”, diz a deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP). Além dela, líderes como o deputado Ivan Valente tentam convencer Boulos —que ainda não deu resposta. “Ele resiste”, diz Erundina.

TEMPO 

A defesa de Claudia Cruz, mulher de Eduardo Cunha, vai recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) pedindo a suspensão da pena de prestação de serviços à comunidade imposta a ela pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). O escritório Bottini e Tamasauskas sustenta que se espere  até o julgamento de todos os recursos.


COISA PRA SE GUARDAR

O cantor Milton Nascimento recebeu o Prêmio UBC, da União Brasileira dos Compositores, na terça (15), no Rio. Os músicos Toni Garrido, Rogério Flausino, Maria Rita, Chico César e Sandra de Sá compareceram ao evento.


ARQUIVO 

O Ministério Público de Minas Gerais não recorreu da decisão da Justiça que absolveu, em segunda instância, o cunhado da apresentadora Ana Hickmann, Gustavo Correia, da acusação de homicídio doloso. Com isso, o processo transita em julgado e será arquivado.

POTE 

Gustavo diz que está aliviado, mas “com ódio” por ter respondido por três anos pela morte de Rodrigo Augusto de Pádua. 

NO LIMITE 

Em 2016, o homem invadiu um hotel em Belo Horizonte e tentou matar a apresentadora. Foi rendido por Gustavo e morto com três tiros na nuca. O empresário respondeu por excesso doloso na legítima defesa.

CONTA 

“Quem paga agora a conta? Gastei mais de R$ 1 milhão de advogado, deslocamentos, despesas variadas. Se não tivesse dinheiro, como eu faria?”, afirma Gustavo.

EFEITO 

O cunhado de Ana Hickmann, que foi defendido pelo advogado Fernando José da Costa, diz ainda que o promotor do caso, Francisco Santiago, “arrebentou a minha vida por todo esse tempo”. 

RIGOR 

O promotor afirma que cumpriu a sua obrigação. “Sou muito rigoroso e tenho a consciência tranquila.”

AGULHAS E BOTÕES 

O livro “O Fio da Trama”, que reúne histórias de três gerações das mulheres da família Blocker-Pascolato, referência na moda brasileira, terá pré-venda a partir de segunda (21). Escrito por Alessandra e Consuelo Blocker, o romance será lançado pela editora Tordesilhas em novembro.

MOVIMENTO 

O Studio3 Cia. de Dança vai participar da terceira edição do Dança na Pina, projeto criado em 2017 pela Pinacoteca de SP. No total, serão cinco apresentações, em novembro, do espetáculo “Um Certo Canto Brasileiro”, idealizado e dirigido por Anselmo Zolla.

PRATELEIRA 

O Itaú Cultural vai doar 2,6 mil livros para 56 bibliotecas municipais de São Paulo. São obras referentes à arte e à cultura do Brasil, produzidas pelo próprio instituto ou patrocinadas por ele. A ação é fruto de parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

ALERTA 

O chef Henrique Fogaça será o padrinho da campanha Novembro Azul da Sociedade Brasileira de Urologia. A ação visa orientar os homens os homens sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata.


FALANDO DE NEGÓCIOS

O secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, e a CEO da London Academy of Trading, Dessy Ohanians, foram à Trevisan Escola de Negócios, em SP, na quinta (17), para o lançamento do plano de educação 4.0. O empresário Antoninho Trevisan, o CEO da escola, VanDyck Silveira, e o diretor da instituição, Fernando Trevisan estiveram lá.


 

CURTO-CIRCUITO

A Fortes, D’Aloia & Gabriel abre neste sábado (19) mostras de Erika Verzutti, Cristiano Lenhardt e Daniel Sinsel.

O MIS recebe a feira DES.GRÁFICA. Neste sábado (19) e no domingo (20).

A InterArtis Brasil lança canal no YouTube no dia 29.

O livro “Os Presidentes”, do jornalista Rodrigo Vizeu, será lançado na segunda (21). Às 19h, na Livraria da Vila da Lorena. 

A ElevenChimps lança na segunda (21) o Dia D Alimentação Natural, de incentivo ao uso de comida, e não ração, para alimentar pets. 

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.