Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

TCU analisará participação de Bolsonaro em distribuição de recursos de comunicação

Ideia é verificar se dinheiro público está sendo usado para manietar veículos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O TCU (Tribunal de Contas da União) vai analisar em um capítulo exclusivo, na prestação de contas anual de Jair Bolsonaro, a aplicação de recursos públicos na área de comunicação social.

VIÉS 

A ideia é verificar se dinheiro público está sendo usado para manietar veículos, com impactos na liberdade de imprensa.

ESTREIA 

Será a primeira vez que os investimentos em comunicação serão analisados no âmbito da atuação direta do presidente da República —num entendimento de que é ele o responsável pela política adotada e pelos investimentos feitos por seu governo em veículos de comunicação.

PESOS 

Relatórios do TCU mostram que a TV Record, por exemplo, recebeu um percentual maior de verbas de publicidade no ano passado, enquanto a TV Globo viu os recursos diminuírem. Edir Macedo, dono da Record, apoiou a candidatura de Bolsonaro a presidente. Já a Globo é tratada por ele como inimiga.

ASSINATURA 

O relator das contas é o ministro Bruno Dantas.

FUMAÇA 

O publicitário Fabio Wajngarten, que comanda a Secom (Secretaria de Comunicação), por sinal, tem feito um périplo no TCU para explicar sua conduta na pasta.

EM FRENTE 

Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Luiza Erundina (PSOL-SP) jantam nesta quarta (29) na casa dele em SP. Em pauta, a possibilidade de saírem candidatos numa chapa para concorrer à prefeitura —com o líder dos sem-teto na cabeça e ela como vice.

TAPETE 

A economista norte-americana Deirdre McCloskey, que teve uma palestra cancelada pela Petrobras depois de criticar Bolsonaro, será recebida “com tapete vermelho” pelo agronegócio em SP. Representantes do setor estão organizando um almoço-debate no restaurante Rubaiyat, na sexta (31).

TAPETE 2 

“Ela será recebida com pompa e circunstância pelos principais empresários do agro, interessados em ouvir seu vasto conhecimento sobre economia e liberalismo”, diz o advogado Eduardo Diamantino, que organiza o encontro.


 

A atriz Débora Falabella
A atriz Débora Falabella - Jorge Bispo

JOGO DE CENA

Débora Falabella atua na peça “Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante”, que reestreia nesta quarta (29) no Teatro Vivo. 


RETIRO 

A Associação Chinesa do Brasil (ACB) está sugerindo a membros recém-chegados de viagens à China que realizem um isolamento voluntário de duas semanas. A medida visa observar possíveis sintomas por contato com o coronavírus, que já matou 106 naquele país.

AJUDA 

O grupo, que foi fundado em 1980 e reúne cerca de 60 associações, também está fazendo uma campanha de arrecadação de máscaras hospitalares para serem doadas à cidade chinesa de Wuhan, epicentro do coronavírus


PIPOCA E TELONA

A cantora Marina Lima foi à exibição do filme “Fogo e Paixão”, no Cinesesc, em São Paulo, na segunda (27). O filme tem direção dos arquitetos Marcio Kogan e Isay Weinfeld. O médico Drauzio Varella também compareceu.


DE LONGE 

Gianfrancesco Di Matteo, tio dos filhos de Gugu Liberato, diz que não interfere na relação entre sua irmã, Rose Di Matteo, viúva do apresentador, e os filhos dela.

ME DEIXA 

Ele está sendo ameaçado de expulsão da casa de Rose, em Orlando (EUA), pela família de Gugu —que diz atuar a pedido do primogênito do apresentador, João. O jovem gostaria de ver o tio longe.

MEU CANTO 

“A Rose colocou uma cama para eu dormir no quarto dela. Ali, passo todas as noites”, afirma o tio, negando ter se “aboletado” no quarto do apresentador, como afirmou a família à coluna.

MEU CANTO 2 

“Não crio nenhum tipo de obstáculo na relação entre ela e os filhos”, segue Gianfrancesco. “Ao contrário, prego sempre a paz e o bom ambiente. Sempre respeitei a todos e não me envolvo, me mantenho afastado de assuntos particulares entre a Rose e os filhos.”


PREPARANDO A FOLIA

O bloco da cantora Anitta fez ensaio no Memorial da América Latina, em São Paulo, no sábado (25). A ativista Luisa Mell esteve presente no evento.


CANTEIRO... 

A Prefeitura de SP prevê gastar R$ 2,7 milhões com a reforma de calçadões na região da praça da República. A área a ser revitalizada totaliza cerca de 37,7 mil m² e inclui vias como as ruas Basílio da Gama e 24 de Maio, Barão de Itapetininga, Sete de Abril e Conselheiro Crispiniano.

...DE OBRAS 

A empresa que fará as obras será escolhida por edital concluído no dia 10 de fevereiro. Trata-se da segunda etapa do plano de requalificação de calçadões do centro. Em 2019, a prefeitura contratou o projeto para a execução do mesmo serviço para o centro velho (entre as ruas Líbero Badaró, Benjamin Constant, Boa Vista e praça da Sé).

VAIVÉM 

O governo não desistiu da ideia de transferir a Ancine (Agência Nacional do Cinema) para Brasília. A expectativa é que, uma vez indicados os nomes para compor a diretoria da agência, o assunto seja retomado.

com BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.