Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ministro da Saúde traça quadro dramático para Rio e Minas no enfrentamento do coronavírus

Em reunião, Mandetta disse que pacientes poderão 'invadir' sistema de saúde de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro da Saúde, Luiz Mandetta, traçou um quadro dramático sobre as condições do sistema de saúde do Rio de Janeiro e de Minas Gerais para enfrentarem a crise do coronavírus. O relato foi feito por ele numa reunião com ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e a cúpula do Congresso, na segunda (16).

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na Câmara dos Deputados, em Brasília - Adriano Machado - 11.mar.2020/Reuters

AO LADO

Mandetta, de acordo com alguns dos presentes, disse que pacientes poderão, no limite, “invadir” o sistema de saúde de SP, mais aparelhado para enfrentar as possíveis consequências da doença.

MISÉRIA

Ele chamou a atenção para o fato de milhares de pessoas morarem em cubículos nas favelas cariocas. Nelas, exemplificou, seis pessoas podem viver em um espaço de 30 m2. As condições insalubres tornariam a disseminação do vírus avassaladora.

DE VEZ

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) perguntou por que medidas drásticas não eram tomadas em relação ao Rio, como fechar o estado —impedindo, por exemplo, a chegada de voos internacionais e restringindo ainda mais a circulação de pessoas.

ESPERA

Mandetta respondeu que não é chegada a hora.

O MEDO

As autoridades discutiram também a situação dos presídios. O comentário foi que, se surgirem casos de coronavírus, não há quem segure o temor das pessoas.

REDE DE CONTATOS

A apresentadora Patricia Meirelles lançou o livro “A Arte da Conexão” na semana passada, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. Os empresários Marcelo Conde, Silvia Quirós e o conselheiro empresarial Silvio Genesini compareceram. O empresário Geraldo Rufino, Rodrigo Mendes|, presidente do instituto que leva seu nome, e o ilusionista Henry Vargas também estiveram lá.

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.