Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Prisão de deputado bolsonarista foi também recado para militares, dizem ministros do STF

No mesmo dia em que parlamentar publicou vídeo com agressão a magistrados, general Villas Bôas ironizou Edson Fachin no Twitter

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foi, segundo ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), um recado também aos militares que defendem a pressão feita pelo general Eduardo Villas Bôas sobre a Corte no julgamento da prisão de Lula, em 2018.

NA LATA

Em uma entrevista para um livro recém-publicado, Villas Bôas deu detalhes de um célebre tuíte que ele postou na rede social na véspera do julgamento do habeas corpus em que Lula pedia para ficar solto. O general escreveu então que o Exército compartilhava um “anseio de repúdio à impunidade”. A mensagem, diz o general agora, teria sido feita com a ajuda de outros integrantes da cúpula das Forças Armadas. E foi entendida como clara tentativa de pressão militar contra o Supremo.

PRENDE ELE

O ministro Edson Fachin, do STF, fez uma nota repudiando a fala do general. E foi atacado de forma virulenta por Daniel Silveira. “Seja homem uma vez na vida e prende o Villas Bôas”, disse o parlamentar em vídeo divulgado na terça (16).

TARTARUGA

No mesmo dia do vídeo do deputado, o próprio Villas Bôas ironizou Fachin ao escrever no Twitter, que ele só se manifestara sobre a mensagem de 2018 “três anos depois”.

PACOTE

Para os magistrados, tanto a atitude do general quanto a do deputado fazem parte de um mesmo movimento antidemocrático e de ameaça às instituições.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.