Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Apresentação de professor sobre indígenas é atacada por hackers com gritos, ameaças e xingamentos

Pesquisa de pós-doutorado era exibida virtualmente e teve que ser transferida para sala fechada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma apresentação virtual de pesquisa de pós-doutorado que aborda a temática indígena foi invadida por hackers e teve que ser interrompida na tarde desta terça-feira (27).

O professor Alvaro de Azevedo Gonzaga, doutor e livre-docente em Direito pela PUC-SP, apresentava o resultado de sua pesquisa de pós-doutorado sobre a história indígena e o indigenismo, quando uma série de hackers invadiram a sala virtual e começaram a constranger os participantes com gritos, ofensas, ameaças e xingamentos.

Alvaro de Azevedo Gonzaga
O professor Alvaro de Azevedo Gonzaga, doutor e livre-docente em Direito pela PUC-SP, durante apresentação de seu pós-doutorado - Reprodução YouTube

"Eu me sinto atacado, sinto que eles não atacaram somente a mim, mas também a causa indígena. Isso é intolerável. E você não pode ser tolerante com os intolerantes, é preciso repudiar isso", diz Alvaro. A pequisa, intitulada "Decolonialismo Indígena", foi realizada no âmbito do Departamento de História da Universidade Federal da Grande Dourados, do Mato Grosso do Sul.

Com a invasão, a apresentação foi encerrada e os participantes migraram para outra sala virtual.

Ao retomar a atividade, o professor do programa de pós-graduação em História da UFGD Thiago Cavalcante repudiou o ocorrido. "Só nos resta repudiar essa atitude de pessoas desqualificadas sem nenhum compromisso com a democracia e que invadem uma atividade acadêmica de uma universidade pública federal para tumultar e agredir", disse.

"Os valentes digitais não têm vez. Nós vamos continuar, o trabalho vai acontecer", afirma Alvaro. Ele diz que pretende acionar as autoridades para apurar o ocorrido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.