Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Lula e PT usam BBB em guerra nas redes contra Bolsonaro

Estratégia digital do partido inclui orientação de pegar carona no reality para aumentar alcance

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A estratégia digital do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do PT pegará carona nos próximos meses em conteúdos relacionados ao Big Brother Brasil, que estreia nesta segunda-feira (17), como parte do esforço para turbinar as campanhas do partido nas redes sociais.

Para a legenda, a disputa na arena virtual será crucial no enfrentamento ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O setor de redes emitiu uma orientação nacional aos militantes e apontou as menções ao reality show da TV Globo, diretas ou indiretas, como meio para ampliar alcance e engajamento.

O perfil de Lula no Twitter fez nesta segunda um post associado ao BBB. Assinado pela equipe do presidenciável, o texto perguntou se os seguidores preferiam o desenho de uma lula ou de uma bandeira vermelha —referência aos emojis que participantes adicionaram às suas páginas.

Alusões à atração foram feitas em anos recentes, e Lula chegou a se aproximar de alguns ex-confinados simpáticos à sua candidatura, mas a tática acabou antecipada desta vez. Perfis de parlamentares e de diretórios da sigla fizeram nos últimos dias publicações sobre o assunto.

Noiva de Lula, a socióloga Rosangela da Silva, a Janja, foi uma das pessoas que já postaram. Nas páginas do ex-presidente, a tendência é que o tema apareça com parcimônia, já que os canais também possuem caráter institucional e são usados para anúncios oficiais. A equipe do petista não comentou.

"A rede social será importante para nossas candidaturas, sobretudo porque a movimentação de rua ainda tem que ser restrita em função da pandemia", diz o secretário nacional de comunicação do PT, Jilmar Tatto. "Estamos nos preparando para estar em todas as redes, produzir conteúdo."

A interação virtual da sigla com influenciadores também será uma arma. "Vários deles têm se aproximado de Lula e criticado Bolsonaro", afirma Tatto. "Neste ano, cada celular será um comitê para propagar nosso projeto. A estratégia de Bolsonaro é a mentira, e isso nós não vamos fazer", completa.

Nas edições mais recentes, o BBB virou uma espécie de plataforma de lançamento de debates públicos em questões como machismo, racismo e homofobia, caras à base fiel do PT. Neste ano há a expectativa de embates no programa por causa de participantes com perfis petista e bolsonarista.


MOLDURA

O artista cearense Stênio Burgos recebeu convidados na abertura de sua exposição "Stênio Burgos – Barroco Sertanejo" na Caixa Cultural São Paulo, no sábado (15). Os galeristas Michelle Uchoas e Antonio Almeida, junto com a filha Antonia, e o artista Antonio Peticov foram ao vernissage. ​

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.