Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Cliente derruba pilha e atira livros de Lula em vendedores; autor diz preferir que 'façam fogueiras'

Livraria da Vila diz ter registrado episódios de violência em duas unidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma cliente da Livraria da Vila no Shopping Morumbi, em São Paulo, derrubou uma pilha de exemplares da biografia do ex-presidente Lula (PT). E ainda atirou alguns deles em direção a vendedores, questionando se não tinham "vergonha de vender esse lixo".

O então candidato Luiz Inácio Lula da Silva discursa durante a campanha presidencial de 1989 - Niels Andreas - 22.out.1989/Folhapress

O episódio ocorreu em novembro do ano passado, mas só chegou ao conhecimento do autor, Fernando Morais, nesta semana. O caso foi confirmado à coluna pela Livraria da Vila, que também registrou ocorrência semelhante em uma unidade na cidade de Campinas.

À coluna, o jornalista diz preferir que detratores do petista comprem o volume e façam uma fogueira com ele em vez de promover episódios de violência em livrarias.

"Em vez de destruir os livros, eu prefiro que as pessoas primeiro comprem, paguem e depois incendeiem. Acho mais justo [com os vendedores]. Pode comprar dois, dez, até cem e fazer uma fogueira", afirma Morais. "Eu até prefiro que [a pessoa] leia para aprender um pouquinho da história do Brasil."

A demanda pelo livro, diz ele, segue alta, e as vendas devem bater em breve nos 100 mil exemplares.

Ao comentar o episódio, a Livraria da Vila diz que a bibliodiversidade faz parte da filosofia da empresa. "A Livraria da Vila é um espaço plural e democrático, vendemos livros de vários campos ideológicos e posicionamentos políticos diversos", afirma em nota.

"Esperamos que os clientes percebam a Livraria como um espaço de conhecimento, sem ataques ou cenas de violência à equipe ou bens materiais", finaliza.


A VEZ DE MARINA

A cantora Marina Sena, mulher branca de cabelos negros com comprimento até o final das costas, está em pé, de perfil, usando apenas calça jeans, com parte do bumbum e do seio esquerdo à mostra
A cantora mineira Marina Sena, 25, fotografada por Bob Wolfenson para a primeira edição da revista Morel, da IpsisPUB - Bob Wolfenson/Divulgação

Marina Sena, 25, que ganhou o prêmio de cantora revelação de 2021 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), foi fotografada por Bob Wolfenson para a primeira edição da revista Morel. A publicação de literatura, artes visuais e jornalismo editada pela IpsisPUB será lançada no dia 20.

Na entrevista, a mineira fala de como a colega Anitta, que faz sucesso também fora do país, é uma inspiração. "Ela tem essa autoestima para ir ​pra cima, se banca mesmo. Porque não é permitido para o brasileiro ter autoestima, entendeu? A gente não aprendeu a dar esse saltinho, e ela falou ‘mano, esse carma aqui não vou pegar para mim’", diz.

A cantora também declara voto em Lula. "Ele tem o fervor que a gente precisa", afirma.

com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.