Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus cracolândia

Defensoria cobra respostas sobre suposta atuação abusiva da polícia na cracolândia

Imagens mostram agentes efetuando disparos a esmo; Polícia Civil nega excessos e diz que 12 traficantes foram presos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Defensoria Pública de São Paulo pediu que a Polícia Civil, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo se manifestem em dez dias sobre suposta atuação abusiva praticada por agentes policiais na região da cracolândia, na capital paulista.

NOS CONFORMES

O episódio teria ocorrido no dia 10 deste mês, durante nova fase da Operação Caronte da Polícia Civil na região central da cidade. A corporação nega excessos e diz que todos os 12 traficantes de drogas previamente identificados durante trabalho de inteligência e que acabaram presos em flagrante tiveram suas prisões transformadas em preventivas pela Justiça, com anuência do Ministério Público.

Policial e usuários de drogas transitam na região da cracolândia, no centro de São Paulo - Rivaldo Gomes - 8.dez.2021/Folhapress

OLHO VIVO

Imagens feitas durante a abordagem mostram agentes apontando armas para dezenas de usuários de drogas e efetuando disparos a esmo enquanto eles eram obrigados a ficar sentados no chão (veja abaixo).

ME DÊ...

"As imagens evidenciam o emprego de violência contra pessoas desarmadas e que, repita-se, estavam sentadas e desarmadas", afirma a Defensoria. De acordo com o órgão, a operação teve como resultado a apreensão de pequenas quantidades de drogas e de R$ 10 mil.

... MOTIVOS

Os ofícios encaminhados à secretaria e às policias questionam qual a finalidade da operação na cracolândia, quais agentes participaram da abordagem, qual a justificativa para o disparo de balas de borracha e se houve pessoas feridas na ocorrência.

TUDO CERTO

Procurada pela coluna, a Polícia Civil diz que foi notificada pela Defensoria e, "como de praxe, responderá o ofício enviado pela Defensoria Pública dentro do prazo estipulado". A corporação ainda destaca que não houve qualquer intercorrência com usuários ou qualquer registro de feridos.

TRAJETÓRIA

"Ao longo das cinco fases da 'Operação Caronte', 63 criminosos envolvidos com o tráfico de entorpecentes foram presos e todos eles permanecem encarcerados por decisão da Justiça, o que demonstra a pertinência do trabalho policial, que é reconhecido pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário", afirma em nota, por meio da Secretaria de Segurança Publicação.

NADA SEI

Já a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, DIZ que não foi notificada pela Defensoria Pública sobre atuação da GCM na operação.

À MESA

O advogado Pierre Moreau e a sua mulher, a empresária Roberta Spera, ofereceram um jantar no restaurante Maní, em SP, na terça-feira (15). O casal reuniu convidados como o secretário de Cultura do Governo de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, e a diretora da ArteRio, Brenda Valsani, para conhecerem detalhes do que será visto na ArtSampa. O evento ocorre entre 16 e 20 de março, na Oca, no parque Ibirapuera. Também estiveram lá o dono da Bolsa de Arte, Jones Bergamin, e o diretor Lula Buarque de Hollanda.

com BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.