Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Moradores do morro do Querosene, em SP, protestam contra prédio de 19 andares na região

Construção gera temor de fim de atividades culturais; construtora diz que empreendimento segue a lei

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moradores e associações do morro do Querosene, na zona oeste de São Paulo, vão realizar um ato neste sábado (20) contra a construção de um prédio na região que terá 19 andares e 254 apartamentos.

O bairro é enquadrado como ZER (Zonas Exclusivamente Residenciais), mas na última revisão do Plano Diretor, em 2014, alguns terrenos localizados na rua Afonso Vaz tiveram seu status alterado para ZEIS (Zona Especial de Interesse Social), classificação da legislação municipal para áreas voltadas à construção de moradia social.

Vista aérea de terreno no morro do Querosene, na zona oeste de São Paulo - Eduardo Knapp - 11.set.2020/Folhapress

Os lotes foram adquiridos pela Construtora TSR. Segundo o anúncio do empreendimento, o edifício terá ainda dois subsolos para garagem, além de área com piscina e churrasqueira.

Os moradores temem a descaracterização da região e o impacto dos novos moradores no bairro, que tem ruas pouco movimentadas.

Atualmente, as vias da região servem de palco para manifestações culturais, como cortejos de maracatu, samba de roda e apresentações de uma orquestra de berimbaus, além de um projeto que ensina capoeira para crianças. Todas essas iniciativas são organizadas pelos próprios moradores, que temem o fim das atividades com a intensificação do trânsito de automóveis.

Os habitantes do morro do Querosene também questionam se o empreendimento é realmente voltado para a população de baixa renda.

Além disso, um laudo encomendado pela Associação Cultural da Comunidade do Morro do Querosene apontou a existência de uma nascente de água na região. A avaliação foi realizada pelo Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC) em novembro de 2021.

Nesta semana, o vereador Toninho Vespoli (PSOL-SP) enviou um ofício à secretaria municipal do Verde e do Meio Ambiente pedindo que o alvará de construção seja paralisado "até que a existência da nascente (e respectivo fluxo d’água) esteja confirmada".

Procurada, a construtora afirma que o empreendimento está dentro da lei e "tem aprovação dos órgãos do patrimônio, inclusive alvará de execução da Prefeitura".

Segundo a empresa, 60% do empreendimento é destinado para pessoas com renda de até três salários mínimos, com "pagamento de quatro parcelas de R$ 1.500, mais parcelas mensais de R$ 500".

A construtora afirma ainda que o empreendimento "em nada afetará os movimentos culturais realizados em torno da Chácara da Fonte, localizada há cerca de 800 metros de distância dos imóveis, que permanecerá preservada como patrimônio histórico, cultural e ambiental do bairro".


TELONA

A atriz Walderez de Barros compareceu à pré-estreia do filme "Pureza", na terça (26), no Cine Marquise, em São Paulo. O longa é baseado na história real de Pureza Lopes Loyola, mulher que virou símbolo da luta contra o trabalho escravo no Brasil. O diretor da produção, Renato Barbieri, e o arquiteto Michel Gorski também passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.