Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022 Folhajus

'Fruto do ódio disseminado por esse governo', diz grupo de advogados sobre assassinato de petista

Em nota, Prerrogativas lamenta o episódio e pede a democratas 'que se levantem contra a intolerância'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O grupo Prerrogativas, composto por juristas, advogados e professores, elaborou neste domingo (10) uma nota em que responsabiliza o governo de Jair Bolsonaro (PL) pela morte do guarda municipal e tesoureiro do PT Marcelo Arruda.

O militante petista foi assassinado na noite de sábado (9), em Foz do Iguaçu (PR), durante sua festa de aniversário de 50 anos. A decoração do evento tinha o Partido dos Trabalhadores como tema.

O militante petista Marcelo Arruda, guarda municipal em Foz do Iguaçu, foi assassinado
O militante petista Marcelo de Arruda - @gleisi no Twitter

Segundo o boletim de ocorrência, o policial penal federal bolsonarista José da Rocha Guaranho passou em frente ao local da festa e afirmou: "Aqui é Bolsonaro". Houve uma discussão sucedida por troca de tiros, resultando na morte do tesoureiro do PT.

A Polícia Civil do Paraná a princípio disse que o assassino Jorge José da Rocha Guaranho também tinha morrido, mas a informação depois foi corrigida. Ele permanece internado.

"O governo Bolsonaro, desde a sua posse, estimula a compra de armas e estimula a criação de inimigos políticos que devem ser estigmatizados e odiados por parte da sociedade brasileira", afirma o grupo Prerrogativas, um dos mais vocais opositores da Operação Lava Jato e apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos últimos anos.

"Infelizmente não foi um caso isolado. Foi fruto do ódio disseminado por esse governo contra qualquer um que pense diferente", segue, em nota. A articulação ainda afirma que Marcelo de Arruda foi assassinado por ser petista e por acreditar em uma sociedade plural, democrática e inclusiva.

"O grupo Prerrogativas se solidariza com a família de Marcelo nesse momento de profunda dor e pede a todos os democratas que se levantem contra a intolerância que avança sobre nosso país", diz ainda.

Além da nota, na tarde deste domingo o grupo enviou uma coroa de flores para o velório do guarda municipal.

Grupo Prerrogativas envia coroa de flores para o velório de Marcelo de Arruda, militante petista assassinado durante aniversário em Foz do Iguaçu (PR) - Arquivo pessoal

O assassinato do militante ocorre em meio a episódios ligados a ameaças, ataques e tensão relacionados à pré-campanha eleitoral no Brasil.

Na última quinta (7), um evento com apoiadores do petista na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, foi alvo de um artefato explosivo. A bomba caseira, aparentemente feita de garrafa PET, foi lançada do lado de fora da área isolada em frente ao palanque, antes da chegada de Lula.

No último dia 15, apoiadores do ex-presidente foram alvo de drone com fezes antes de um ato com a presença de Lula em Uberlândia, Minas Gerais.

Como mostrou a Folha, a Polícia Federal decidiu antecipar e reforçar o aparato de segurança do ex-presidente Lula.

Leia, abaixo, a íntegra da nota elaborada pelo grupo Prerrogativas neste domingo:

"O amor vai vencer o ódio. Resistiremos, para reconstruir e reconciliar o país

O governo Bolsonaro, desde a sua posse, estimula a compra de armas e estimula a criação de inimigos políticos que devem ser estigmatizados e odiados por parte da sociedade brasileira.

Ontem foi assassinado Marcelo, um militante petista, guarda municipal em Foz de Iguaçu, no Paraná, quando comemorava com sua família seu aniversário de 50 anos. Foi assassinado porque era petista, porque acreditava em um sociedade plural, democrática, igualitária e verdadeiramente inclusiva. Em uma sociedade onde cabem todos, independentemente de suas colorações políticas e partidárias.

Infelizmente não foi um caso isolado. Foi fruto do ódio disseminado por esse governo contra qualquer um que pense diferente.

O grupo Prerrogativas se solidariza com a família de Marcelo nesse momento de profunda dor e pede a todos os democratas que se levantem contra a intolerância que avança sobre nosso país.

Não nos intimidaremos. E seguiremos vigilantes na defesa da democracia e das instituições."

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.