Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Sindicato no Recife protesta contra entrega de medalha a Bolsonaro por serviços à paz mundial

Honraria da Câmara Municipal foi proposta por vereador e já conta com a aprovação de duas comissões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Sindicado Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) está recolhendo assinaturas contra a concessão da maior honraria da Câmara Municipal da capital pernambucana, a Medalha de Mérito José Mariano, para o presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Nem Recife e nem o Brasil precisam de pessoas como ele, que elegem a educação e os docentes como os principais inimigos do seu governo", diz o texto do abaixo-assinado, que está sendo divulgado com o mote "Aqui em Recife Bolsonaro Não se Cria!".

O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - Evaristo Sa - 29.jun.2022/AFP

A congratulação é conferida a pessoas que tenham "se consagrado mundialmente por serviços prestados à humanidade e à paz mundial", segundo o site da Casa. Uma votação em plenário é exigida para a sua aprovação.

Outro título honorífico concedido pela Câmara Municipal é o de Cidadão do Recife, mas o que está sendo proposto para Bolsonaro é a medalha de mérito.

A proposta de entrega da honraria ao presidente da República já foi aprovada pela Comissão de Legislação e Justiça e pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal. Um pedido de urgência foi apresentado para que o projeto seja apreciado na próxima semana.

Autor da iniciativa, o vereador Dilson Batista (Avante) diz em seu Projeto de Decreto Legislativo que o presidente da República encabeçou diversas ações que trouxeram benefícios imediatos e de longo prazo para os cidadãos do Recife.

Entre os exemplos citados pelo parlamentar estão a concessão do auxílio emergencial, o perdão de dívidas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e a aquisição e distribuição de vacinas, embora a CPI da Covid no Senado tenha pedido o indiciamento do presidente pelo modo como administrou a crise sanitária.

"É de grande valia ressaltar que Jair Bolsonaro trata de forma profissional as necessidades do recifense e não deixa que as diferenças políticas, entre os Chefes dos Poderes Executivos e Legislativos das diferentes esferas, interfiram nas ações que trazem benefícios para os nossos munícipes", diz o vereador no documento.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.