Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Blog da família Bolsonaro mostra presidente morando em barraca

Publicação diz que mandatário vivia em tenda enquanto construía casa em Angra dos Reis (RJ)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um blog gerenciado pela família de Jair Bolsonaro (PL) e dedicado à vida política do clã já sugeriu que o presidente morou em uma barraca enquanto construía uma casa em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Datada de janeiro de 2018, antes do início da campanha presidencial daquele ano, a publicação rebatia uma série de reportagens da Folha sobre o crescimento expressivo do patrimônio do então deputado federal e de seus filhos desde que entraram na política.

Jair Bolsonaro e dona Aparecida em Angra dos Reis, no Rio - Reprodução

À época, o presidenciável e seus filhos que exerciam mandato, Flávio, Eduardo e Carlos, eram donos de 13 imóveis com preço de mercado de pelo menos R$ 15 milhões, a maioria em pontos altamente valorizados do Rio de Janeiro, como Copacabana, Barra da Tijuca e Urca.

A publicação no Blog Família Bolsonaro, como é intitulado o endereço, classificou as reportagens como "piadas". "Com Jair Bolsonaro apresentando-se como ameaça concreta, e cada dia mais forte, ao plano de poder do PT, neste ano, intensificaram-se os ataques à sua família, com mentiras, calúnias e toda aquela baixaria que sempre os caracterizaram", afirma o texto.

O blog ainda elencou cinco fotos sobre o período da construção do imóvel em Angra dos Reis para dizer que não se tratava de uma mansão. Em uma delas, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) comemora seu aniversário de 15 anos com amigos. Em outra, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) está com o avô ao lado de um carrinho de mão, enquanto blocos de construção são empilhados ao fundo.

Na única imagem em que Bolsonaro aparece, é possível ver uma espécie de tenda amarela disposta em frente a um terreno ainda vazio. Ao seu lado, há uma cadeira de praia e uma mesa com panelas e alimentos. "Jair Messias Bolsonaro e Dona Aparecida, ao lado da barraca em [que] moraram enquanto a obra ocorria", descreve a legenda.

"Com amigos, comemorando o aniversário de 15 anos de Eduardo Bolsonaro", diz a legenda de foto publicada em blog - Reprodução

Em 2018, a Folha revelou que Bolsonaro, então deputado federal, empregava em seu gabinete uma funcionária fantasma. Walderice Santos da Conceição, que ocupava o cargo de assessora parlamentar, trabalhava em um comércio de açaí na mesma rua da casa de veraneio do presidente na Vila Histórica de Mambucaba, em Angra dos Reis.

Segundo vários moradores da região ouvidos pela reportagem, Wal do Açaí, como é conhecida, também prestava serviços particulares na casa de Bolsonaro. Ainda segundo eles, o marido dela, Edenilson, era caseiro do presidente.

Na ocasião, Bolsonaro não soube detalhar serviços legislativos prestados pela assessora na cidade. Depois, afirmou que ela trabalhava na loja de açaí porque estava de férias na data em que os repórteres estiveram na vila.

"Flávio e seu avô João na foto", diz a legenda de foto publicada em blog - Reprodução

Nesta terça (30), uma reportagem publicada pelo UOL afirmou que, desde os anos 1990 até os dias atuais, o presidente, irmãos e filhos negociaram 107 imóveis, dos quais pelo menos 51 foram adquiridos total ou parcialmente com uso de dinheiro vivo. O valor gasto desta forma foi, segundo a reportagem, de R$ 13,5 milhões.

O uso de dinheiro vivo não é crime, mas é apontado por especialistas como um meio de lavagem de valores obtido por meios ilícitos em razão da dificuldade de rastreio pelas instituições financeiras.

Ao comentar a reportagem do UOL, Jair Bolsonaro disse não ver problemas nesse tipo de pagamento. "Qual é o problema de comprar com dinheiro vivo algum imóvel. Eu não sei o que está escrito na matéria... Qual é o problema?", afirmou, após participar de uma sabatina em Brasília.


ENTRE AMIGOS

O escritor Marcelo Rubens Paiva recebeu convidados como o jornalista e editor Matinas Suzuki Jr. no lançamento de seu mais novo romance, "Do Começo ao Fim" (editora Alfaguara), na noite de segunda-feira (29). O evento foi sediado na Ria Livraria, em São Paulo.

A atriz e diretora Bárbara Paz e os escritores J.P. Cuenca e Reinaldo Moraes estiveram lá. O jornalista Leão Serva, o advogado Luís Francisco Carvalho Filho e a roteirista Jacqueline Cantore também compareceram.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.