Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Lula planejou afagar Ciro Gomes em debate contra conselhos do PT

Lideranças do partido preferiam que ele tratasse o adversário com frieza e distanciamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O gesto de cordialidade de Lula (PT) em direção a Ciro Gomes (PDT) no debate presidencial de domingo (28) não foi feito de improviso —e contrariou estrategistas de sua campanha eleitoral que o aconselharam a tratar o pedetista com distância e frieza.

O ex-presidente Lula no debate entre presidenciáveis no domingo (28),  no estúdio da TV Bandeirantes, em São Paulo
O ex-presidente Lula no debate entre presidenciáveis no domingo (28), no estúdio da TV Bandeirantes, em São Paulo - Bruno Santos/Folhapress

CASO PENSADO 

Antes do encontro na televisão, o ex-presidente já tinha decidido que lançaria uma ponte na direção de Ciro, e que esperaria apenas uma oportunidade para elogiá-lo no debate.

NÃO QUERO 

Ao responder a uma pergunta que seria comentada pelo pedetista, Lula disse que tinha "profundo respeito" pelo ex-governador e era grato por ele ter participado de seu governo e disse ter certeza de que os dois ainda irão conversar sobre uma aliança. Ciro respondeu com duras críticas aos governos petistas e dizendo que "infelizmente, o Lula se corrompeu mesmo".

GRUPO

Participaram os seis concorrentes mais bem colocados nas pesquisas de intenção de votos: Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Felipe d'Avila (Novo), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).

FARPAS

Durante o debate, o presidente Jair Bolsonaro foi agressivo —em uma das respostas em que ficou irritado, atacou a jornalista Vera Magalhães e a candidata Simone Tebet. Elas foram defendidas por outras mulheres.

LISTA

O ex-presidente Lula ficou na defensiva e Tebet foi o grande destaque —ela teve o melhor desempenho, segundo pesquisa qualitativa do Datafolha. Ciro Gomes apareceu na sequência no ranking de melhor desempenho, com pouco mais da metade do percentual alcançado pela emedebista. Ele foi seguido por Bolsonaro e Lula, que empataram. Os candidatos Luiz Felipe d’Avila e Soraya Thronicke foram os últimos a serem mencionados.

CAMPO

A pesquisa qualitativa do Datafolha ouviu 64 pessoas, que foram separadas em três salas virtuais enquanto assistiam ao debate. Elas analisaram a performance dos candidatos nos três blocos e, ao fim, elegeram quem se saiu melhor e pior. O levantamento não é representativo da população brasileira e buscou mostrar a percepção de eleitores indecisos sobre seu voto ou que pretendem votar em branco ou nulo em outubro.

SALA VIP

Os principais candidatos à Presidência participaram, na noite de domingo (28), do primeiro debate da campanha eleitoral de 2022, realizado pela Band, Folha, UOL e TV Cultura.

O presidente da Band, Johnny Saad, e sua mulher, a publicitária Cláudia Saad, estiveram presentes no encontro, que reuniu também empresários como Flávio Rocha, dono da Riachuelo, e os advogados Marco Aurélio de Carvalho, do grupo Prerrogativas, e Cristiano Zanin Martins.

O debate ainda recebeu em seu lounge diversos candidatos à Câmara dos Deputados, como o ex-BBB Adrilles Jorge (PTB) e Rosângela Moro (União Brasil), mulher do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.