Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula receberá liderança da esquerda europeia para falar sobre defesa da democracia

Futuro presidente da Fundação Rosa Luxemburgo, Heinz Bierbaum virá ao Brasil neste mês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente do Partido da Esquerda Europeia (Partei der Europäischen Linken) e futuro presidente da Fundação Rosa Luxemburgo, Heinz Bierbaum, virá ao Brasil neste mês para se reunir com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em São Paulo.

O ex-presidente Lula durante convenção do PSB, em Brasília - Lucio Tavora - 29.jul.2022/Xinhua

Durante sua passagem pelo país, ele também terá agendas com outros dirigentes e representantes da esquerda brasileira, como o presidente do PSOL, Juliano Medeiros, a coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sônia Guajajara, e o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e pré-candidato a deputado federal, Guilherme Boulos (PSOL).

Membro do partido alemão Die Linke (A Esquerda), Heinz Bierbaum deve falar sobre temas como a defesa da democracia, desafios enfrentados por movimentos populares no Brasil e a crise militar na Europa.

Fundado em 2004, o Partido da Esquerda Europeia reúne forças socialistas, comunistas, democráticas e progressistas de diversos países do continente. Ele está presente em Casas como o Parlamento Europeu, por exemplo, onde conta com 38 eurodeputados de legendas filiadas à articulação.

Já a Fundação Rosa Luxemburgo, que Bierbaum presidirá, é uma organização vinculada ao partido Die Linke, sediada em Berlim e que atua com projetos de cooperação internacional.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.