Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu internet

Associação de cineastas repudia ameaças contra Julián Fuks

Ataques ocorreram após bolsonaristas distorcerem conteúdo de uma coluna do autor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Associação Paulista de Cineastas (Apaci) elaborou uma nota de repúdio às ameaças de morte sofridas pelo escritor Julián Fuks. Os ataques ocorreram após bolsonaristas, incluindo filhos de Jair Bolsonaro (PL), distorcerem o conteúdo de sua coluna do UOL publicada no último dia 27.

Fuks escreveu uma crônica em que critica o tratamento dado à vinda do coração de dom Pedro 1º ao Brasil para as celebrações do Bicentenário da Independência. No texto, o autor usa a palavra "terrorista" para criticar os festejos oficiais da data.

julian fuks fala em microfone
O escritor Julián Fuks, autor de 'A Ocupação' e 'A Resistência', vencedor do prêmio Jabuti - Mastrangelo Reino/Folhapress

O termo foi, contudo, tirado de contexto e compartilhado nas redes sociais por apoiadores do presidente. Fuks foi portanto vítima de ataques e ameaças.

"Vivemos em uma sociedade na qual o direito à livre expressão foi conquistado após dura e longa luta dos setores democráticos", afirma o manifesto da Apaci. A entidade diz ainda que repudia "qualquer ameaça terrorista que atente contra a plena liberdade garantida pela Constituição".

E segue: "Qualquer cidadão ou organização que se interponha a esse direito com ameaças à integridade física de um artista e de seus familiares estará incorrendo em crime".

No Twitter, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) compartilhou um texto do portal Terra Brasil Notícias, intitulado "colunista do UOL defende contratação de um terrorista para atrapalhar os atos de 7 de Setembro".

"A esquerda ameaçando a democracia, de verdade!", escreveu o parlamentar.

O seu irmão Carlos Bolsonaro (Republicanos), vereador do Rio de Janeiro, compartilhou a mesma reportagem. "Se é pela democracia, é democrático e constitucional!", afirmou ele.

Os posts atacando o autor também omitiram o fato de Fuks tratar em sua crítica de uma ação pacífica a ser executada por alguém com aversão a sangue e crueldade —nas palavras do colunista, um "[terrorista] não desses violentos, nunca desses intolerantes e truculentos, jamais desses sanguinários e grosseiros".


PIPOCA

A atriz Fabiana Karla recebeu convidados na pré-estreia do filme "Uma Pitada de Sorte" em São Paulo, na segunda-feira (5). O evento foi realizado no Cinemark Iguatemi. A atriz Jandira Martini, o diretor Pedro Antônio e a produtora Glaucia Camargo estiveram lá.


TELONA

A atriz Veronica Debom e o diretor Willem van Weerelt, que assinava a direção do programa do Jô, compareceram à sessão de estreia do filme "Minha Família Perfeita", no cinema UCI Jardim Sul, em São Paulo, na segunda-feira (5). O produtor de cinema Marcos Didonet e o diretor-executivo do canal Arte 1, Caio Carvalho, prestigiaram a estreia.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.