Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Blocos de Carnaval de todo o Brasil vão às ruas por Lula a uma semana da eleição

Movimentação reúne grupos de ao menos 13 cidades; haverá desfiles, cortejos e panfletagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de ao menos 160 blocos de Carnaval de rua vai realizar no próximo domingo (25) uma série de atividades em apoio à candidatura do ex-presidente Lula (PT) nas eleições deste ano.

A lista reúne coletivos de diferentes cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Belém. O grupo também vai divulgar na quinta-feira (22) um manifesto em apoio ao petista.

Passistas do bloco Galo da Madrugada animam foliões em São Paulo
Passistas do bloco Galo da Madrugada animam foliões em São Paulo - Eduardo Knapp - 25.fev.2020/Folhapress

No domingo, último fim de semana antes do primeiro turno, haverá desfiles, ensaios abertos, panfletagens e cortejos. "A proposta é colocar os blocos na rua com Lula de Primeira [em referência à primeira rodada do pleito]", diz uma nota do movimento.

E segue: "Acreditamos que o Carnaval de rua não pode ficar em silêncio frente à disputa entre o ódio e a vida. É urgente se posicionar e ocupar as ruas. Construir coletivamente com unidade na diversidade".

Na capital paulista, sairão às ruas ao menos quatro blocos nas regiões de Pinheiros, Pompéia, Bixiga e avenida Paulista. Entre os grupos paulistas que apoiam a iniciativa estão Acadêmicos do Baixo Augusta, Vai Quem Qué, Ritaleena, Charanga do França, Baco do Parangolé e Saia de Chita.

Ainda endossam o movimento grupos carnavalescos de Belo Horizonte, Recife, Olinda, Vitória e cidades do interior paulista como Piracicaba, São José dos Campos, Vinhedo, Campinas, além da Grande SP.

Segundo uma das organizadoras da articulação, Lira Alli, a adesão deve crescer até domingo —apenas nas últimas 24 horas, ela recebeu inscrição de mais 20 blocos.

Como mostrou a coluna, a bateria do Baixo Augusta vai se apresentar na esquina da Paulista com a rua Augusta, na capital paulista, em apoio a Lula e ao ex-prefeito Fernando Haddad (PT), candidato ao Governo de SP.

O grupo se reunirá a uma série de coletivos artísticos que vão se apresentar no evento em adesão às campanhas dos petistas, intitulado "A Cultura Abraça a Esperança".


LETRAS

A cantora Giulia Be prestigiou, na noite de terça (20), o lançamento do livro "O Brasil (Não) É uma Piada" (editora Intrínseca), do seu irmão, o comunicador e humorista André Marinho. Também estiveram presentes no evento, que ocorreu na Livraria da Vila no JK Iguatemi, o empresário e influenciador Enzo Celulari, a candidata à Presidência Soraya Thronicke (União Brasil), e o político e empresário Paulo Marinho, pai de André.


ESTANTE

O cientista político Márcio Black e a atriz e roteirista Livia La Gatto compareceram, na noite de terça (20), ao lançamento do livro "Por Quem as Panelas Batem" (Companhia das Letras), do escritor, roteirista e colunista da Folha Antonio Prata. A obra reúne crônicas políticas publicadas por Prata entre junho de 2013 e o final de 2021 na Folha.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.