Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

'Alguém tem que colocar juízo na campanha do Lula', diz Simone Tebet

Senadora enviou mensagem a apoiadores do ex-presidente afirmando que é preciso 'tirar o vermelho da rua' para não assustar eleitores conservadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ex-candidata do MDB a presidente, Simone Tebet, disparou mensagens no fim de semana a amigos e a interlocutores de partidos que apoiam Lula afirmando que "alguém tem que colocar juízo na campanha do Lula".

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra com Simone Tebet (MDB), no hotel Intercontinental, no bairro Jardim Paulista, em SP - Mathilde Missioneiro/

Tebet declarou voto no petista na semana passada e seu apoio é considerado fundamental. A senadora, no entanto, está tensa com o que considera equívocos da campanha de Lula no segundo turno.

Ela acha um erro, por exemplo, que militantes entoem em atos o refrão "Vai dar PT, vai dar, vai dar PT, vai dar", como ocorreu em um comício no domingo (9), em Belo Horizonte (MG) [veja vídeo abaixo].

"Não é vai dar PT. O povo está votando contra [Jair] Bolsonaro, e não no PT", afirmou ela em uma das mensagens.

Para Tebet, é preciso "tirar o vermelho da rua" pois as imagens assustariam eleitores do "interior de SP" e de "estados no CO [centro-este], Sul e Norte".

A letra da canção entoada por militantes petistas é de autoria de MC Rahell e não tem relação com o partido. PT, neste caso, significa "perda total", expressão usada para descrever pessoas que passam mal após uma bebedeira.

O funkeiro já afirmou em entrevista que compôs a letra quando ainda trabalhava como garçom e que nem pensou numa possível associação com o Partido dos Trabalhadores. Lançado em 2017, o hit foi adotado por apoiadores do petista na campanha deste ano.

Em suas mensagens, a senadora afirmou também que Lula precisa com urgência protagonizar "grandes eventos voltados para as mulheres", o que, segundo informou, já estaria sendo preparado pela campanha de Bolsonaro, com a senadora eleita Damares Alves e a primeira-dama Michelle Bolsonaro à frente.

As ponderações de Simone Tebet tiveram eco entre os aliados. Alguns deles acham que há petistas "cegos" no entorno de Lula, e que mesmo ele não percebe que, neste momento, além de emocionar seus próprios eleitores e manter apoios, tem que conquistar o percentual de pessoas que rejeitam Bolsonaro –mas que ainda não se convenceram a votar em Lula .

Simone Tebet ficou em terceiro lugar no pleito presidencial. Ela partiu de uma candidatura praticamente desconhecida. Cresceu durante a campanha e ultrapassou Ciro Gomes (PDT), conquistando 4,9 milhões de votos, ou 4,16% do total de votos válidos, quando são descontados os brancos e nulos.


MICROFONE

A cantora Bia Ferreira, autora do hit 'Cota Não É Esmola' - Henrique S. Francisco/Divulgação

A cantora Bia Ferreira, autora da canção "Cota Não É Esmola", vai lançar um novo álbum, intitulado "Faminta". O trabalhado será divulgado e dividido em duas partes. A primeira será composta por canções com temática sobre o amor e chegará às plataformas digitais no próximo dia 21. Já a segunda reunirá faixas de teor político e será divulgada no em 4 de novembro. "As pessoas não estão acostumadas a me verem falando sobre amor. Os algoritmos só me querem vociferando, com muita raiva", afirma Ferreira.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.