Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Ciro Nogueira ri de denúncias e diz que PRF vai 'cumprir tudo' o que TSE determinar

Ele afirma que o governo Bolsonaro não vai desobedecer ordens judiciais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, reagiu com risadas e ironias às denúncias de que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estaria descumprindo a decisão judicial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de proibir operações do órgão relacionadas ao transporte público de eleitores.

"Será?", respondeu ele ao ser questionado sobre as denúncias de que a PRF estaria desobedecendo a determinação da corte.

O ministro Ciro Nogueira e o presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - Pedro Ladeira - 28.jan.2021/Folhapress

Em conversa com a coluna, e também em mensagens, ele afirmou ainda que a PRF é um órgão "sério" que não se rebelaria contra o TSE. E disse que o governo de Jair Bolsonaro (PL) não descumprirá ordens da Justiça.

"Cumpriremos tudo", afirmou.

Denúncias de que a ordem do TSE está sendo descumprida pela PRF se multiplicaram neste domingo (30), e a coligação que apoia Lula (PT) requereu ao tribunal a prisão imediata do diretor-geral da PRF, Silvanei Vasques.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, já pediu explicações a Vasques.

Em conversa por telefone com Ciro Nogueira, a coluna questionou se ele tinha conhecimento das denúncias de que a PRF estaria descumprindo a determinação de Alexandre de Moraes.

Ele disse que não tinha conhecimento do teor da decisão do TSE e perguntou se a PRF deveria deixar de cumprir a sua missão, de fiscalizar as estradas.

Em seguida, questionou quem seriam os autores das denúncias.

Ao ouvir que diversos relatos de eleitores e de políticos do nordeste, como o ex-governador Flávio Dino (PSB-MA), mostravam que a PRF estaria dificultando o trânsito de eleitores da região, ele deu risada e ironizou: "Flávio Dino? Ele não tem nenhuma credibilidade".

A coluna então afirmou que o próprio Alexandre de Moraes pediu explicações.

O ministro afirmou que Moraes, sim, tem credibilidade, e que a PRF iria "cumprir tudo" o que o magistrado determinar.

Depois, informado de que a acusação de apoiadores de Lula era a de que a PRF estaria "jogando baixo" para tentar aumentar a abstenção entre eleitores do Nordeste, onde Lula ganhou com larga vantagem no primeiro turno, Ciro respondeu: "PRF nunca joga baixo. Instituição séria".


ME VEJO EM VOCÊ

A vereadora e deputada federal eleita Erika Hilton (PSOL-SP) prestigiou o diretor e roteirista Pedro Henrique França na estreia do documentário "Corpolítica" na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A exibição do longa, que debate o vazio da representatividade LGBTQIA+ na política, foi realizada no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, na capital paulista, na semana passada. As cantoras Liniker e Tulipa Ruiz estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.