Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu LGBTQIA+

Padre Julio Lancellotti vai narrar curta sobre santa trans

Produção foi gravada na Igreja Santa Marina, na zona leste de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O padre Julio Lancellotti estreará como narrador em um curta-metragem que trata santa Marina como uma figura LGBTQIA+. Dirigida por Leide Jacob, a produção abordará discussões contemporâneas ao contar a história de Marino, pessoa trans que teria vivido no Líbano do século seis e, após a sua morte, foi canonizada como santa.

Gabriel Lodi, Omo Afefe, padre Julio Lancellotti, Daniel Veiga e Leo Moreira Sá em cena do curta "São Marino", dirigido por Leide Jacob - Rosa Caldeira/Divulgação

IDENTIDADE

O curta "São Marino" tem em seu elenco Ariel Nobre, Daniel Veiga, Gabriel Lodi, Leo Moreira Sá, Omo Afefe e Rosa Caldeira —todos trans. O documentário foi gravado na Igreja Santa Marina, na zona leste de São Paulo. Ainda não há previsão de estreia.

FICHA

O trabalho foi viabilizado por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural), do Governo de São Paulo. Sua produção é assinada por Paula Pripas e pela Filmes de Abril. O roteiro é de Cesar Sandoval Moreira Jr., Fabiana Kelly e Leide Jacob. Bea Pomar fez a montagem do filme e do trailer (veja abaixo).


INSPIRAÇÃO

A cantora Jojo Todynho em ensaio para a edição de setembro da revista Glamour Brasil
A cantora Jojo Todynho em ensaio para a edição de setembro da revista Glamour Brasil - Ivan Erik/Divulgação

A cantora Jojo Todynho posa para a edição impressa de setembro da revista Glamour. Na entrevista, ela fala sobre padrões estéticos, racismo e o fato de ser uma inspiração para outras mulheres.

"Holofote não pode brilhar só para mulher padrão, acho que estamos chegando a uma retratação, pegando um lugar de direito. Meritocracia não existe para nós, pretos. Não temos nem o básico para chegar onde queremos", diz.

Jojo acrescenta que toma aulas de letramento racial para falar sobre o tema "com mais propriedade". "Meu sonho é fazer faculdade, psicologia e depois direito. Aprendizado ninguém tira da gente."

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.