Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Posto Ipiranga notifica Soraya Thronicke por fala sobre 'gasolina batizada' no debate

Senadora se referia ao ministro Paulo Guedes, chamado por Bolsonaro de Posto Ipiranga nas eleições de 2018

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A rede de postos Ipiranga notificou a candidata à Presidência Soraya Thronicke (União Brasil) porque ela teria dito, no debate realizado pela Globo na quinta (29), que a gasolina da empresa "é batizada".

 Soraya Thronicke (União Brasil) no debate organizado em pool pela Folha, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura
Soraya Thronicke (União Brasil) no debate organizado em pool pela Folha, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura - Brunos Santos, agosto 2022/Folhapress

No documento extrajudicial enviado à senadora na sexta (30), os advogados que representam a rede de postos pedem que ela esclareça, no prazo de 24 horas, o seu embasamento para ter feito tal afirmação e requerem que ela não faça outras declarações iguais ou semelhantes, "sob pena de adoção das medidas [...] judiciais cabíveis para obtenção de reparação pelos danos causados".

Integrantes da equipe da campanha de Soraya dizem ter recebido com surpresa a notificação. Segundo eles, estava claro que, ao falar Posto Ipiranga no debate, a candidata fazia uma alusão ao ministro Paulo Guedes —nas eleições de 2018, Jair Bolsonaro se referia a Guedes como o "Posto Ipiranga", que teria respostas para todos os problemas econômicos durante seu mandato.

Para os advogados de Soraya, que responderam à empresa neste sábado (1º), a notificação "flerta com a censura". Eles enfatizam também que a rede de distribuição de combustíveis nunca fez contestação semelhante ou pedido de esclarecimentos a Bolsonaro por ele ter chamado Guedes de Posto Ipiranga nos últimos anos.

A afirmação da candidata foi feita no quarto bloco ao responder pergunta de Ciro Gomes (PDT) sobre privatização. "Quando se fala em bancos, quando se fala em juros, falou-se muito do Posto Ipiranga, que tem a —essa é a gasolina batizada, gente, batizada mesmo, foi uma? Uma mentira, não é? Não trouxe a economia de mercado, liberal, que nós precisamos, porque se tivesse trazido, nós não teríamos apenas cinco bancos aqui [...]", disse Soraya.

"A partir da simples leitura integral do trecho do debate –que fundamentaria esta notificação– é de se indagar como, no contexto em que está se falando de bancos, do Ministério da Economia, de privatizações e da economia de mercado liberal, a senadora estaria tratando da qualidade da gasolina do Posto Ipiranga?", questiona a defesa de Soraya.

"Não há interpretação enviesada que seja capaz de justificar tal conclusão", completam os advogados de Soraya.

Na notificação, a empresa cita comentários de internautas feitos no Instagram e no Twitter que comprovariam como a fala da candidata causou "evidente mácula à boa imagem e ao bom nome" do Posto Ipiranga.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.