Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Mariana Goldfarb revela assédio sexual que sofreu em loja de shopping em novo podcast

Influenciadora diz que, mesmo sendo desconfortável, é preciso falar sobre o assunto para ajudar outras mulheres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A influenciadora e apresentadora Mariana Goldfarb lança na próxima segunda (24) o podcast "C/Alma", em que conversa com outras mulheres sobre temas como padrões estéticos, feminismo, sororidade e diversidade. No primeiro episódio, ela recebe a influenciadora Camila Coutinho.

Durante o bate-papo, que já foi gravado, as duas se emocionaram ao revelarem situações de assédio sexual que viveram. "É um assunto que me deixa muito desconfortável, mas que precisa ser falado", diz Mariana.

Mariana Goldfarb apresenta o podcast "C/Alma"
Mariana Goldfarb apresenta o podcast "C/Alma" - Lucas Ramos/Divulgação

No episódio, ela revela pela primeira vez o assédio que sofreu dentro de uma loja de roupas em um shopping paulistano —o nome da marca não é divulgado. "Foi há uns cinco, seis anos. Eu estava vaidosa porque estava começando a aparecer mais na mídia, e quis comprar uma roupa", relata ela à coluna.

"Eu estava me divertindo no provador, experimentando algumas peças, até que teve um momento que o vendedor levou umas roupas e botou a mão na minha vagina", diz. "Eu paralisei. Não consegui fazer absolutamente nada. Fechei a porta do provador depois de alguns longos segundos, fui embora e nunca mais voltei nesta loja."

Mariana afirma que ficou anos sem conseguir falar sobre o assunto. "Eu não entendi direito o que estava acontecendo ali, como eu deveria me comportar. E porque também eu achava que a culpa era minha. Isso, aliás, é uma situação bem comum. A mulher é levada a se culpabilizar por questões que não são sua culpa", diz.

"Voltar nesta memória é uma coisa que mexe comigo. Era mais fácil fingir que não tinha acontecido. Só que eu não posso mais como mulher, como formadora de opinião, me isentar e ser irresponsável em relação a esse assunto", prossegue.

O objetivo, destaca Mariana, é que outras mulheres que já passaram por situações semelhantes saibam, ao ouvir o relato dela, que não estão sozinhas e que não são culpadas.

Outro assunto que será abordado no podcast é a competição entre mulheres. "Ensinaram pra gente que a nossa semelhante é a nossa maior rival, a nossa maior competidora e a gente tem que ser melhor, tem que ser mais educada, mais inteligente. E eu nem sei o que é ser esse 'mais', porque isso não existe. Essa coisa da competição não acrescenta em absolutamente nada."

Mariana, que é casada com Cauã Reymond, diz que muitas pessoas torcem para que exista uma rixa entre ela e a atriz Grazi Massafera, ex-mulher do ator —o ex-casal tem uma filha, Sofia. Fotos dos três juntos ao lado da menina costumam provocar comoção nas redes sociais.

"Uma grande parte das pessoas torce pela rivalidade e também não entende a nossa relação. Mas a gente simplesmente tem um conceito de vida, de sororidade e de união que é esse. Não é nada forçado, simplesmente é", diz Mari. "Existe respeito, existe carinho, existe admiração e existe uma criança unindo tudo isso.", afirma.

Ela acrescenta que Grazi seria uma das entrevistadas nesta primeira temporada do podcast, mas por uma questão de conflito de agendas não foi possível. O objetivo é que a atriz participe de uma próxima temporada.

No programa, Mari também fala sobre a sua luta contra a anorexia e sobre a pressão que as mulheres ainda sofrem na sociedade por padrões estéticos irreais. "Eu tenho que ficar me policiando para não voltar ao ciclo da doença (anorexia). Sempre que eu tenho uma oportunidade de falar sobre o assunto, eu falo porque é também uma forma de autocura e de ajuda para outras mulheres", salienta.

A cantora Jojo Todynho, a influenciadora Gabriela Pugliesi e a advogada Gabriela Prioli são outras convidadas do podcast "C/Alma". Nesta primeira temporada, serão sete episódios, disponibilizados um vez por semana no YouTube e nas plataformas Deezer e Spotify.

O ator Cauã Reymond e a mulher, Mariana Goldfarb
O ator Cauã Reymond e a mulher, Mariana Goldfarb - Ronny Santos -22.ago.2022/Folhapress

LINHA DO TEMPO

O sociólogo e colunista da Folha Celso Rocha de Barros recebeu convidados na noite de lançamento de seu novo livro, "PT, Uma História" (Companhia das Letras), na Livraria da Travessa de Pinheiros, em São Paulo, na terça (18). A cineasta Jasmin Tenucci e o vereador e deputado estadual eleito Eduardo Suplicy (PT-SP) estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.