Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

OAB é admitida em processo que investiga juiz acusado de assédio em SP

Entidade terá acesso ao conteúdo da apuração, que tramita em sigilo na Corregedoria Nacional de Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi admitida no processo que investiga as denúncias de assédio sexual contra o juiz substituto Marcos Scalercio, do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP). A entidade, agora, terá acesso ao conteúdo e às decisões tomadas no curso da apuração, que tramita em sigilo na Corregedoria Nacional de Justiça.

O juiz Marcos Scalercio, que é investigado por abuso sexual - Reprodução/YouTube

Se considerar que há elementos suficientes que endossem as denúncias, a OAB poderá propor uma representação contra o magistrado junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

"A OAB Nacional acompanhará as investigações de todo e qualquer caso de assédio contra advogadas para garantir que as instituições cumpram seu papel no combate a essa forma de violência contra a mulher", afirma a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Cristiane Damasceno.

"O assédio contra mulheres no ambiente profissional é um grave problema brasileiro, e a OAB está especialmente atenta à situação das advogadas", diz ainda.

O magistrado foi acusado por três mulheres de assediar, forçar beijos e fazer reunião enquanto estava nu e se masturbando. As denúncias foram recebidas pelo Me Too Brasil, em parceria com o Projeto Justiceiras. De acordo com a organização, uma das pessoas que fizeram a queixa era sua aluna —as outras duas atuavam como servidora e estagiária.

Desde que o caso se tornou público, os projetos já receberam 87 relatos de assédio por suas redes de atendimento. Do total, 18 foram encaminhados como denúncia ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e dois ao Ministério Público do estado de São Paulo.

QUERELA

Os atores Debora Bloch e Caio Blat receberam convidados no Cine Marquise, em São Paulo, para a pré-estreia do filme "O Debate", na noite de quarta-feira (24). Escrito por Guel Arraes e Jorge Furtado, o longa tem direção de Blat. A diretora de novelas Maria de Medicis e a atriz Luisa Arraes estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.